# >> Animal de estimação > >> Farm Animals >> Fontes Animal da Fazenda
Muitas sementes são dispersas por animais, o que ajuda as plantas a espalhar seus filhos para novos locais. Aqui estão alguns exemplos, categorizados pelo tipo de animal:
Aves:
* bagas: Os pássaros adoram bagas, e as sementes são frequentemente envoltas em frutas carnudas e nutritivas. Depois que o pássaro come a baga, as sementes passam pelo sistema digestivo e são depositadas em excrementos, geralmente longe da planta -mãe.
* Burrs: Algumas plantas, como bobos, têm sementes com rebarbas espetadas que grudam no pêlo de animais. Essas rebarbas são levadas por animais, espalhando as sementes.
* porcas: Esquilos e outros roedores reúnem e enterram nozes para consumo posterior. No entanto, eles costumam esquecer onde enterraram algumas nozes, permitindo que eles germinem.
mamíferos:
* frutas: Muitas frutas, como maçãs e pêssegos, são atraentes para os mamíferos, que comem as frutas e dispersam as sementes em seus excrementos.
* Burrs: Semelhante aos pássaros, os mamíferos podem pegar rebarbas e transportá -las a longas distâncias.
* porcas: Como mencionado acima, esquilos e outros roedores são importantes dispersores de sementes para nozes.
* esterco: Certas plantas dependem de besouros de esterco para enterrar suas sementes em esterco de animais, onde encontram condições ideais para a germinação.
Outros animais:
* formigas: Algumas plantas têm sementes com um elaiossoma carnudo, um apêndice nutritivo que atrai formigas. As formigas carregam essas sementes de volta aos seus ninhos, comem o Elaiossome e descarte a semente em um local seguro, espalhando -a efetivamente.
* peixe: Algumas plantas aquáticas têm sementes adaptadas para a dispersão da água, mas algumas também são dispersas por peixes, particularmente aqueles com frutas carnudas.
* lagartos: Os lagartos comem os frutos de certas plantas, e seus excrementos podem espalhar as sementes.
Principais características das sementes dispersas por animais:
* atratividade: As sementes dispersas de animais são geralmente coloridas, perfumadas ou com frutas nutritivas e carnudas.
* resistência: As sementes devem ser capazes de sobreviver ao sistema digestivo de um animal e ainda ser viáveis.
* adesão: Algumas sementes têm ganchos, farpas ou superfícies pegajosas que as ajudam a se agarrar ao pêlo de animais.
Os animais desempenham um papel crucial na dispersão de muitas espécies vegetais, contribuindo para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de nosso planeta.