Depende do que você quer dizer com "bom".
tmr (ração mista total) pode ser uma maneira muito boa de alimentar vacas se:
* é adequadamente formulado: Uma TMR bem equilibrada atende a todas as necessidades nutricionais da vaca, incluindo energia, proteínas, vitaminas e minerais.
* é consistente: As vacas prosperam na rotina e uma TMR consistente ajuda a manter um sistema digestivo estável e a produção de leite.
* é palatável: As vacas devem apreciar o sabor e a textura do TMR. Isso os incentiva a comer o suficiente para atender às suas necessidades.
* é gerenciado corretamente: O TMR deve ser armazenado e alimentado corretamente para evitar deterioração e garantir que as vacas obtenham a quantidade certa.
No entanto, a TMR pode ser menos eficaz se:
* não é formulado corretamente: Uma TMR desequilibrada pode levar a problemas de saúde e redução da produção de leite.
* não é consistente: Mudanças frequentes na receita do TMR podem interromper a digestão das vacas e levar a problemas de saúde.
* não é palatável: Se as vacas não gostarem do TMR, elas não comerão o suficiente e não receberão os nutrientes de que precisam.
* não é gerenciado corretamente: A TMR mimada ou mal armazenada pode levar a problemas de saúde e redução da produção de leite.
No geral, o TMR pode ser uma boa maneira de alimentar vacas, mas é importante fazer o que é certo. Você precisa considerar os seguintes fatores:
* O estágio de lactação da vaca: Diferentes estágios de lactação requerem diferentes necessidades nutricionais.
* a raça da vaca: Algumas raças são mais propensas a certos problemas de saúde; portanto, a TMR precisa ser formulada de acordo.
* Os recursos da fazenda: A TMR precisa ser economicamente viável para produzir e gerenciar.
É sempre melhor consultar um veterinário ou nutricionista para determinar o melhor plano de alimentação para suas vacas.