Que espécie são afetadas pelo fundador?

Efeitos do efeito do fundador:

- baixa diversidade genética: O efeito do fundador pode levar a uma população com menor diversidade genética do que a população pai, pois apenas um pequeno subconjunto de indivíduos está envolvido na fundação de uma nova população. Isso leva a um nível mais alto de consanguinidade e variação genética reduzida, o que pode prejudicar a capacidade de uma população de se adaptar ao seu ambiente.

- Maior risco de extinção: Uma pequena população fundadora é mais propensa a extinção do que uma população maciça devido a vários fatores, incluindo aumento da consanguinidade, variação genética reduzida e um suprimento limitado de recursos. A consanguinidade pode levar à expressão de características nocivas devido ao emparelhamento de material genético semelhante.

- divergência evolutiva: O efeito do fundador pode iniciar o processo de divergência evolutiva entre a população fundada e a população pai. Com o tempo, a população fundamentada pode experimentar diferentes pressões de seleção e se adaptar independentemente, levando a variações em características genéticas e eventos de especiação em potencial.

- Adaptação rápida: Em certas circunstâncias, o efeito do fundador pode levar a uma rápida adaptação. Quando uma pequena população experimenta um ambiente novo e diferente, pode haver fortes pressões de seleção para certas características que ajudam os indivíduos a sobreviver nas novas condições. Isso pode resultar em mudanças rápidas nas frequências alélicas e na evolução de novas características.

- Distúrbios genéticos: O efeito do fundador pode resultar em uma maior incidência de distúrbios genéticos específicos dentro de uma população devido ao aumento da probabilidade de indivíduos que transportam os mesmos alelos deletérios. Se os alelos nocivos estiverem presentes na população fundadora, é mais provável que fiquem difundidos e afetem uma proporção substancial da população.