Um animal que enterra -se é chamado de animal fossorial. Animais fossoriais são aqueles que vivem em tocas ou túneis subterrâneos. Essas adaptações especializadas permitem que vivam sob a superfície da terra, onde encontram abrigo de clima extremo, evitam predadores e encontram comida. Alguns exemplos de animais fossoriais incluem:
* corujas de escavação (Atene Cunicularia):Essas pequenas corujas são encontradas em pastagens, desertos e matagais em todo o mundo. Eles vivem em tocas que eles se cavam e os usam para nidificar, andar e se esconder de predadores.
* cães da pradaria (Cynomys spp.):Os cães da pradaria são animais sociais que vivem em grandes colônias chamadas "cidades" nas pastagens da América do Norte. Eles cavam extensos sistemas de toca que podem ter várias centenas de metros de comprimento e muitos metros de profundidade. Essas tocas fornecem abrigo dos predadores e as duras condições climáticas das pradarias.
* tartarugas gopher (Gopherus Polyphemus):As tartarugas gopher são encontradas em solos arenosos no sudeste dos Estados Unidos. Eles cavam tocas que podem ter até 40 pés de comprimento e 10 pés de profundidade. Essas tocas fornecem abrigo de predadores, calor extremo e frio. Eles também fornecem abrigo para outros animais, como coelhos, cobras e lagartos.
* Crickets de toupeira (Gryllotalpidae):Os grilos de toupeira são encontrados em solos úmidos em todo o mundo. Eles são conhecidos por sua poderosa capacidade de escavação e podem escavar o solo com facilidade. Eles se alimentam de raízes vegetais e outros materiais vegetais subterrâneos.
Estes são apenas alguns exemplos dos muitos tipos diferentes de animais fossoriais que existem. Os animais fossoriais desempenham um papel importante nos ecossistemas, ajudando a arejar o solo, melhorar a drenagem e criar habitat para outros animais.