# >> Animal de estimação > >> Cavalos >> Saúde cavalo
É importante lembrar que os cavalos são criaturas complexas com personalidades individuais. Uma mudança repentina de humor pode ser um sinal de algo mais sério, mas também pode ser uma fase passageira. Aqui está um colapso do que fazer quando seu cavalo fica mal -humorado de repente:
1. Observe e analise:
* O que mudou? Houve uma mudança na rotina, ambiente, dieta, clima ou qualquer outra coisa que possa estar causando estresse?
* Linguagem corporal: Preste atenção à linguagem corporal do seu cavalo. Eles estão exibindo sinais de dor, desconforto, ansiedade ou agressão?
* Alterações de comportamento: Eles ficaram mais facilmente assustados, inquietos ou retirados?
* Linha do tempo: Há quanto tempo essa mudança de humor está acontecendo?
2. Excluir o óbvio:
* necessidades básicas: Certifique -se de que seu cavalo tenha acesso a água doce, comida adequada e uma barraca limpa ou piquete.
* Saúde: Seu cavalo exibiu algum sinal de doença, como tosse, letargia ou perda de apetite? Uma visita veterinária pode ser necessária.
* Parasitas : Worms e outros parasitas podem deixar cavalos mal -humorados. Verifique o estrume do seu cavalo quanto a sinais de parasitas e considere desparasitação, se necessário.
* Dor: Os cavalos podem se tornar mal -humorados se estiverem sofrendo dor, de uma lesão ou de uma condição crônica.
* Estresse: Seu cavalo está sob muito estresse devido a mudanças no ambiente, interação social ou carga de trabalho?
3. Considere fatores ambientais:
* novos cavalos: Se você apresentou recentemente um novo cavalo no rebanho, pode haver alguma tensão territorial.
* Alterações na rotina: Mesmo pequenas mudanças na rotina podem enfatizar um cavalo. Tente manter um cronograma consistente.
* clima: O clima extremo pode causar mudanças de humor. Forneça sombra e abrigo em clima quente e cobertores em clima frio.
4. Abordar a mudança de humor:
* Paciência e compreensão: Os cavalos podem ser mal -humorados, assim como as pessoas. Não leve para o lado pessoal e tente ser paciente.
* Manuseio consistente: Seja consistente em seu manuseio e treinamento, mesmo que seu cavalo esteja sendo difícil.
* Evite punição: Punir seu cavalo pelo humor deles só os tornará mais estressados e ressentidos.
* Ajuda profissional: Se você estiver preocupado com as alterações de humor do seu cavalo, consulte um veterinário ou um comportamentalista eqüino certificado. Eles podem ajudá -lo a descartar quaisquer problemas médicos ou comportamentais subjacentes.
5. Tempo e observação:
* Não se apresse: Às vezes, um balanço de humor é temporário e resolve por conta própria.
* Observe: Continue monitorando de perto o comportamento do seu cavalo para ver se há um padrão ou se a mudança de humor persiste.
IMPORTANTE: Se o seu cavalo exibir algum sinal de agressão ou representar um risco para si ou para os outros, procure ajuda profissional imediatamente.