# >> Animais de estimação > >> Cavalos >> Relativo aos cavalos
A concha de bobos é o símbolo de São Tiago, o Grande, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Está associado à peregrinação do santo à Compostela no noroeste da Espanha, onde se acredita que seus restos mortais sejam enterrados.
Segundo a lenda, Saint James foi martirizado em Jerusalém no ano 44 dC. Seu corpo foi então transportado de navio para a Galiza, onde foi enterrado em uma pequena capela. Séculos depois, no século IX, um eremita chamado Pelayo descobriu o túmulo de São James e começou a espalhar a notícia de seu martírio. Isso levou a uma onda de peregrinos viajando para Compostela para visitar a tumba do santo, e a concha de berbigão se tornou o símbolo desses peregrinos.
A concha de bocada é um objeto natural encontrado ao longo das margens do Oceano Atlântico e é frequentemente usado como um símbolo de peregrinação e viagem. É também um símbolo de batismo e renascimento, pois a concha é um lembrete de que todos somos criados a partir da mesma fonte e que estamos todos em uma jornada para o nosso destino final.
A concha é um símbolo poderoso que representa a jornada de São James e os milhões de peregrinos que seguiram seus passos. É um símbolo de fé, esperança e amor, e é um lembrete de que todos somos chamados a um propósito mais alto.