# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Alimentação de peixes
Os peixes que alimentam o fundo têm bocas especializadas que os ajudam a se alimentar de alimentos encontrados no fundo dos corpos de água. Esses peixes adaptaram a boca de várias maneiras para se adequar ao seu estilo de vida e dieta que habita no fundo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais uma boca de peixe que alimenta o fundo ajuda a alimentar:
boca achatada ou para baixo :Muitos peixes que alimentam o fundo achataram bocas achatadas ou para baixo. Essa orientação permite peneirar facilmente o sedimento e os detritos no fundo, procurando pedaços de alimentos. A forma achatada da boca também os ajuda a cavar o substrato e descobrir itens de alimentos enterrados.
bocas salientes :Alguns peixes que alimentam o fundo têm bocas salientes, o que significa que podem estender a boca para a frente para alcançar os alimentos. Essa adaptação permite que eles acessem alimentos que estão um pouco fora de alcance ou enterrados mais profundamente no sedimento.
aberturas largas da mandíbula :Os peixes de alimentação inferior geralmente têm aberturas largas da mandíbula, permitindo que eles recebam grandes quantidades de sedimentos e filtem o material comestível. Suas mandíbulas também podem ser revestidas com dentes pequenos, parecidos com pincel, que os ajudam a se esforçar e classificar o substrato.
Barbels :Muitos peixes de alimentação inferior têm barbais, que são órgãos sensoriais do tipo bigode localizados ao redor da boca. Barbéis ajudam os peixes a detectar alimentos e detectar seus arredores em águas com pouca luz ou escuros, onde a visibilidade pode ser limitada. Eles também podem usar seus barbais para provar e localizar itens alimentares no fundo.
Arranjo dentário :Os dentes dos peixes que alimentam o fundo variam dependendo de sua dieta específica e hábitos de alimentação. Alguns têm dentes pequenos e afiados para raspar algas ou pequenos invertebrados de rochas, enquanto outros têm dentes planos e triturados para esmagar presas de casca dura, como moluscos ou crustáceos.
bocas de cupto de sucção :Certos peixes que alimentam o fundo, como peixes plásticos, têm bocas semelhantes a xícara de xícara. Eles usam essas bocas especializadas para se apegar a rochas, troncos ou outras superfícies no fundo e se alimentam de pequenos organismos que vivem nesses habitats.
No geral, as bocas de peixes de alimentação inferior são adaptadas para ajudá-los a localizar, reunir e processar com eficiência e processar alimentos do fundo dos ambientes aquáticos, onde desempenham papéis cruciais na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.