Quais são alguns problemas para a vida marinha?

Sobrepesca

A sobrepesca é uma das ameaças mais graves à vida marinha. Quando são capturados demasiados peixes, isso pode perturbar a cadeia alimentar e danificar todo o ecossistema. A pesca excessiva também pode levar à extinção de certas espécies.

Poluição

A poluição causada por atividades humanas, como derrames de petróleo, descargas de esgotos e resíduos plásticos, pode ter um impacto negativo na vida marinha. A poluição pode matar peixes e outros animais marinhos, danificar os seus habitats e torná-los mais suscetíveis a doenças.

Mudanças climáticas

As alterações climáticas também estão a ter um grande impacto na vida marinha. O aumento da temperatura do mar está a causar o branqueamento e a morte dos recifes de coral, e as mudanças nos padrões climáticos estão a perturbar a migração dos peixes e os padrões de reprodução. As alterações climáticas também estão a conduzir à acidificação dos oceanos, o que pode dificultar a construção das conchas e dos esqueletos dos animais marinhos.

Destruição de habitats

A destruição do habitat é outra grande ameaça à vida marinha. Quando as áreas costeiras são desenvolvidas, pode destruir os habitats de peixes, tartarugas marinhas e outros animais marinhos. A destruição do habitat também pode levar à extinção de certas espécies.

Espécies introduzidas

As espécies introduzidas, como o peixe-leão nas Caraíbas, podem competir com as espécies nativas por alimentos e recursos. As espécies introduzidas também podem transmitir doenças às espécies nativas.