# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Saúde dos peixes
ich (Ictioftirius multifiliis) é uma doença parasitária altamente contagiosa que pode afetar a água doce e os peixes de água salgada. É caracterizada pela presença de pequenas manchas brancas no corpo do peixe, nas barbatanas e brânquias. Se não for tratado, o ICH pode ser fatal para pescar.
Existem várias maneiras de tratar a ICH, mas o método mais comum e eficaz é usar um medicamento baseado em cobre. O cobre é tóxico para a ICH, mas também é tóxico para pescar, por isso é importante seguir cuidadosamente as direções da medicação.
Aqui estão as etapas de como tratar a ICH com medicamentos à base de cobre:
1. Remova qualquer invertebrado do tanque. O cobre é tóxico para os invertebrados, por isso é importante remover qualquer camarão, caracóis ou outros invertebrados do tanque antes de iniciar o tratamento.
2. Aumente a temperatura do tanque para 82-86 graus Fahrenheit. Isso ajudará a acelerar o ciclo de vida da ICH e torná -lo mais suscetível ao tratamento.
3. Adicione o medicamento baseado em cobre ao tanque de acordo com as instruções da embalagem. Certifique -se de seguir as instruções cuidadosamente, pois muito cobre pode ser prejudicial para o peixe.
4. Trate o tanque pela quantidade recomendada de tempo. Isso geralmente é de 10 a 14 dias.
5. Monitore o peixe quanto a sinais de melhoria. As manchas brancas devem começar a desaparecer dentro de alguns dias após o início do tratamento. Se as manchas não desaparecerem, ou se os peixes mostrarem algum sinal de angústia, interrompa o tratamento e consulte um veterinário.
6. Depois que a ICH for erradicada, realize uma troca de água de 50% e adicione carbono ao filtro para remover qualquer cobre residual.
É importante observar que a ICH é uma doença altamente contagiosa, por isso é importante tomar medidas para impedir que ela se espalhe para outros peixes. Isso inclui a quarentena de novos peixes antes de adicioná -los ao tanque principal e desinfetar qualquer redes ou equipamentos que foram usados em um tanque infectado.