# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Peixes de água doce
1. Excedente de pesca
Os tubarões são capturados como capturas em muitas pescarias, e alguns são direcionados para suas barbatanas, carne ou óleo de fígado. A sobrepesca é uma das maiores ameaças aos tubarões, e estima -se que até 100 milhões de tubarões sejam mortos a cada ano.
2. Perda de habitat
Muitos tubarões vivem em águas costeiras, que também abrigam uma crescente população humana. À medida que mais e mais pessoas se mudam para a costa, elas estão invadindo habitats de tubarões e destruindo importantes áreas de viveiro. As mudanças climáticas também estão levando à perda de habitat para tubarões, pois o aumento do nível do mar inundam as áreas costeiras e as mudanças na temperatura da água interrompem seus ciclos de reprodução.
3. Poluição
Os tubarões são expostos a uma variedade de poluentes de atividades humanas, incluindo esgoto, fertilizantes, pesticidas e metais pesados. Esses poluentes podem causar problemas de saúde em tubarões, como câncer, problemas reprodutivos e distúrbios do sistema imunológico.
4. Caça
Algumas pessoas caçam tubarões para o esporte ou porque acreditam que são perigosos para os seres humanos. Embora os tubarões às vezes atacem seres humanos, esses ataques são muito raros. De fato, é mais provável que você morra de um acidente de máquina de venda automático do que de um ataque de tubarão.
5. Parasitas e doenças
Os tubarões também podem morrer de parasitas e doenças. Alguns dos parasitas mais comuns incluem tênias, lombadas redondas e flukes. Os tubarões também podem desenvolver infecções bacterianas, infecções virais e infecções fúngicas. Essas infecções podem causar danos nos tecidos, desnutrição e insuficiência de órgãos.
6. Velhice
A vida útil média de um tubarão é de cerca de 20 anos, mas alguns tubarões podem viver por muito mais tempo. O tubarão mais antigo já registrado foi um tubarão da Groenlândia que foi estimado em mais de 400 anos.