Como as conchas de cone capturam suas presas?

As conchas de cone, também conhecidas como conídios, são caracóis marinhos venenosos que se alimentam principalmente de vermes marinhos e peixes pequenos. Eles empregam uma estratégia de caça fascinante e elaborada para capturar suas presas:

dentes de arpão e veneno: As conchas de cone possuem uma radula venenosa, que é um órgão semelhante a uma língua com fileiras de pequenos dentes de arpão. Quando uma concha de cone detecta presas em potencial, estende -se rapidamente sua radula e dispara um ou mais dentes. Os dentes estão farpados, permitindo que eles ancorem firmemente no corpo da presa.

Venom injetado: Junto com os dentes, a concha do cone injeta uma mistura complexa de veneno na presa através dos dentes ocos. Esse veneno contém uma variedade de peptídeos neurotóxicos que rapidamente paralisam a presa, tornando incapaz de escapar ou revidar. O veneno pode ser letal até para peixes grandes e pode causar dor grave e sintomas neurológicos em humanos se forem picados por uma concha do cone.

revestir a presa: Depois de injetar o veneno e paralisar a presa, a concha do cone puxará a presa para mais perto usando seu pé muscular. A concha do cone então secreta uma bainha de muco ao redor da presa para imobilizá -la ainda mais e impedir que ela lute.

Digestão extra-oral: As conchas de cone têm uma característica única conhecida como digestão extra-oral. Uma vez que a presa é suficientemente moderada, a concha do cone usa uma secreção rica em enzimas especializada das glândulas salivares para quebrar os tecidos internos da presa e liquefazer-os. A concha do cone digere essencialmente a presa fora de seu corpo, transformando-a em uma sopa rica em nutrientes que pode ser facilmente absorvida.

RETRATING A RADULA: Depois que a presa é completamente digerida, a concha do cone retrai sua radula, deixando apenas a concha ou exoesqueleto vazio da presa. A concha do cone absorve os nutrientes liquefeitos através das paredes de seu sistema digestivo.

As conchas de cone demonstram precisão e eficiência notáveis ​​em capturar e subjugar suas presas, graças aos dentes especializados, arpões venenosos e processo único de digestão extra-oral. Cada espécie de casca de cone tem sua presa preferida e exibe estratégias diferentes para a caça, dependendo se elas têm como alvo vermes, peixes ou moluscos.