Uma espécie generalista é um organismo que possui um amplo nicho ecológico e pode tolerar uma ampla gama de condições ambientais. As espécies generalistas geralmente são capazes de explorar uma variedade de recursos e ocupar diferentes habitats, tornando-os adequados a uma variedade de ambientes ecológicos. Essa ampla adaptabilidade permite que as espécies generalistas superem espécies especializadas em muitos casos, mas, em alguns casos, a alta especialização de uma espécie especializada pode se tornar sua vantagem competitiva.
Exemplos comuns de espécies generalistas incluem:
- Humanos: Os seres humanos são capazes de se adaptar a uma ampla gama de climas, terrenos e dietas. Eles são capazes de usar ferramentas e tecnologia para sobreviver em diferentes ambientes.
- ratos : Os ratos são capazes de viver em uma variedade de habitats, de áreas urbanas a florestas. Eles são capazes de comer uma grande variedade de alimentos e se reproduzir rapidamente.
- pombos: Os pombos são capazes de viver em cidades, subúrbios e áreas rurais. Eles são capazes de comer uma variedade de alimentos e construir ninhos em vários locais.
Muitas espécies generalistas têm influências humanas associadas à sua bem -sucedida colonização de novas áreas. Por exemplo, os ratos alcançaram populações significativas em todo o mundo devido ao comércio humano, e os pombos agora são comumente encontrados em todos os continentes, exceto a Antártica, incluindo mesmo os arquipélagos remotos.