# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> gerbils
A chance de um bebê diabético nascer de pais heterozigotos normais é de 1 em 4, ou 25%.
A diabetes é uma doença genética, o que significa que é transmitida de pais para filhos através dos genes. No caso do diabetes tipo 2, que é o tipo mais comum de diabetes, a doença é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Se ambos os pais forem heterozigotos normais para diabetes, isso significa que cada um deles carrega uma cópia do gene para diabetes e uma cópia do gene normal. Quando estes pais têm filhos, há uma probabilidade de 1 em 4 de que cada criança herde duas cópias do gene da diabetes e desenvolva a doença. Há também uma chance de 1 em 4 de que cada criança herde duas cópias do gene normal e fique completamente livre da doença. Os outros dois resultados possíveis são que uma criança herdará uma cópia do gene do diabetes e uma cópia do gene normal (tornando-a portadora da doença, mas sem realmente desenvolvê-la), ou que uma criança herdará uma cópia do gene normal. gene do diabetes e uma cópia de um gene diferente que os protege do desenvolvimento da doença.
É importante notar que a chance de ter um bebê diabético é apenas isso – uma chance. Não é uma certeza. Mesmo que ambos os pais sejam heterozigotos normais para diabetes, ainda há uma chance de 3 em 4 de que seus filhos não desenvolvam a doença.