Os melanócitos são células especializadas que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Eles são encontrados na camada basal da epiderme, a camada mais externa da pele. Os melanócitos também são encontrados nos folículos capilares e na íris do olho.
A melanina é produzida em resposta à radiação ultravioleta (UV) do sol. Quando a radiação UV atinge a pele, danifica o DNA dos melanócitos. Esse dano faz com que os melanócitos produzam melanina, o que ajuda a proteger a pele de maiores danos.
A quantidade de melanina produzida pelos melanócitos é determinada pela genética. Pessoas com pele mais escura têm mais melanina do que pessoas com pele mais clara. Isso ocorre porque os melanócitos da pele mais escura são mais ativos e produzem mais melanina.
Os melanócitos também podem ser afetados por hormônios. Por exemplo, mulheres grávidas ou que tomam pílulas anticoncepcionais podem apresentar escurecimento da pele devido ao aumento dos níveis de estrogênio.
Os melanócitos também são responsáveis pela formação de sardas, manchas e manchas senis. Tudo isso é causado por um aumento na produção de melanina em certas áreas da pele.
O melanoma é um tipo de câncer de pele que ocorre quando os melanócitos se tornam cancerosos. Os melanomas são geralmente pretos ou marrons, mas também podem ser rosa, vermelhos ou brancos. Eles podem aparecer em qualquer parte da pele, mas são mais comuns no rosto, pescoço, braços e pernas.
O melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave, mas também é um dos mais curáveis se for detectado precocemente. Se você notar uma verruga nova ou em mudança, é importante consultar um médico imediatamente.