Que tipo de vertebrado era o provável precursor evolutivo dos mamíferos?

O provável precursor evolutivo dos mamíferos foi um grupo de sinapsids chamado therapsids .

Aqui está o porquê:

* sinapsids: Estes são um grupo de amniotes caracterizados por uma única fenestra temporal (buraco) em seu crânio. Este grupo inclui mamíferos, bem como seus ancestrais extintos.
* therapsids: Este é um grupo diversificado de sinapsídeos que surgiram no período final do Permiano. Eles são considerados os parentes mais próximos dos mamíferos e possuía muitos recursos transitórios entre répteis e mamíferos, incluindo:
* mais postura vertical: Os terapias evoluíram uma postura mais ereta, semelhante aos mamíferos, ao contrário da ampla postura da maioria dos répteis.
* Braincase maior: Eles desenvolveram uma cérebro maior em relação ao tamanho do corpo, sugerindo aumento de habilidades cognitivas.
* dentes especializados: Os terapias tinham dentes diferenciados (incisivos, caninos, molares) para diferentes funções, assim como os mamíferos.
* palato secundário: Eles tinham um palato secundário parcialmente desenvolvido, que separa as passagens nasais da boca, permitindo a respiração enquanto mastigava.
* estruturas semelhantes a cabelos: Verificou-se que alguns terapias têm estruturas semelhantes a cabelos, indicando a evolução do pêlo.
* sangue quente: As evidências sugerem que alguns terapias eram endotérmicos (de sangue quente), uma característica fundamental dos mamíferos.

Embora existam várias linhagens de terapia, o grupo conhecido como cynodonts é considerado o ancestral direto mais provável dos mamíferos.

É importante lembrar que a evolução é um processo complexo com muitas linhagens ramificadas. Embora os terapias sejam os parentes mais próximos conhecidos, pode haver outros sinapsídeos extintos que desempenharam um papel na evolução dos mamíferos.