Câncer Gum Feline

carcinoma espinocelular (CEC ) é o (boca) câncer mais comum oral em gatos. SCC oral pode ser tratada se diagnosticada no início . Infelizmente, a maioria dos cânceres são encontrados tarde demais. SCC geralmente ocorre nas gengivas ou debaixo da língua. O tumor é agressivo e conduz à destruição do osso subjacente . O gato é , em última análise incapazes de comer ou respirar e devem ser sacrificados. SCC geralmente ataca gatos com 12 anos ou mais. Fatores de Risco

gatos cujos donos fumam são quatro vezes mais propensos a desenvolver SCC oral. Utilização de coleiras de pulga , aumenta o risco de um diagnóstico SCC por um factor de cinco , utilizando shampoo pulga reduz o risco em 90 por cento . Alimentando regularmente alimentos enlatados, especialmente atum , aumenta o risco de SCC oral. Limpeza dos dentes de rotina e visitas ao dentista veterinário regular pode atenuar os riscos alimentares enlatados.

Sinais e Sintomas

um nódulo duro na maçã do rosto ou menor mandíbula , perda de dentes deixando um buraco que não cicatriza , mau odor da boca ou da boca úlcera pode indicar a presença de um tumor. A mandíbula do gato pode ter uma aparência irregular , eo gato pode salivar , sangrar da boca , tem dificuldade para comer ou engolir e perder peso. O gato pode pata a boca de forma agressiva. Os lábios do gato pode inchar ou a língua pode tornar-se rígida e se projetar .
Diagnóstico

técnicas de diagnóstico incluem um exame oral e um raio- x e , possivelmente, um a tomografia computadorizada da boca /cabeça para determinar o tamanho do tumor é . Seu veterinário pode querer realizar uma aspiração ou biópsia para confirmar o diagnóstico de CEC oral . Embora CEC oral raramente se espalha para os linfonodos ou a corrente sanguínea, o seu veterinário provavelmente vai querer confirmar que o câncer não tem metástase através da realização de outros testes.
Cirurgia

Se a doença é detectada precocemente e envolve a mandíbula , um veterinário pode realizar uma mandibulectomia , a remoção da mandíbula. A esperança média de vida após a cirurgia é de cerca de sete meses. Há uma taxa de recorrência de 38 por cento após mandibulectomia . Se o gato recebe a radioterapia após a cirurgia , a média de expectativa de vida aumenta para 14 meses. Após a cirurgia, o gato vai experimentar salivação , dificuldade para comer , engolir e aliciamento por cerca de um mês. Um ou mais destes problemas podem persistir . Se o gato sobrevive a um ano, ele tem uma boa chance de sobreviver dois anos.
Quimioterapia mais radiação

Quando a cirurgia não é uma opção , devido à localização do SCC oral, quimioterapia combinada com radioterapia pode estender a vida da maioria dos gatos por cerca de 170 dias. Cerca de 10 por cento dos gatos vai viver por um ano ou mais após o tratamento. A radioterapia é caro , mas os gatos geralmente experimentam poucos efeitos colaterais. A quimioterapia isolada não foi provado ser útil no combate à SCC oral.
Outros Tratamentos

hipertermia ( terapia de calor ) , crioterapia (terapia com frio) e terapia anti- inflamatória ( tratamento com NSAIDs , drogas anti - inflamatórias não esteróides ) , em geral, aumentar a vida útil do gato 1,5-3 meses. AINEs pode causar efeitos colaterais desagradáveis ​​que têm de ser pesados ​​contra os benefícios do tratamento .