Doença renal em gatos persas

Doença renal policística (PKD) é uma condição que faz com que os cistos , ou bolsões de líquidos, para formar em rins de um gato. Gatinhos nascem com a doença, mas os cistos crescem lentamente , assim que a maioria dos gatos não mostram nenhum sinal da doença até que entre 3 e 10 anos de idade. Embora a doença tenha sido diagnosticada em shorthairs britânicos , exóticos , dobras escocesas e Himalaia , é mais prevalente em gatos persas e persa de cruz , o que torna a doença particularmente preocupante para os donos de gatos persas e criadores. Fatos

persas não pode " pegar" PKD de outros gatos . É uma doença hereditária que um ou ambos os pais passam para os filhos. Cistos estão presentes desde o nascimento , mas crescer ao longo do tempo , até que causar insuficiência renal . A doença é irreversível e , eventualmente, leva à morte.
História

Feline doença renal policística foi relatada pela primeira vez em 1967. Sem investigação minuciosa foi realizada até 1990, quando um de 6 anos de idade, do sexo feminino persa com grandes rins e sintomas de insuficiência renal foi levado para o hospital da Universidade de Ohio . Ela foi diagnosticada com PKD , e sua prole foram usados ​​para conduzir novas pesquisas.
Significado

Embora muitos criadores têm adotado práticas de triagem antes de produzir , o atraso nos sintomas significa um gato afetado pode produzir muitas ninhadas de gatinhos afetados antes de se tornar doente. A pesquisa mostra que um em cada três persas é afetado por PKD todo o mundo, mas alguns pesquisadores estimam que 50 por cento dos gatos persas em os EUA estão ou serão afetados pela doença renal policística .

Doença renal policística em gatos persas também é importante para a comunidade médica porque se assemelha a doença renal policística autossômica dominante ( ADPKD ) em seres humanos. Devido a isso , é um modelo valioso animais da doença humana.

Identificação

cistos são maiores e mais fáceis de detectar em persas antigos, mas os profissionais podem utilizar um ultra-som para diagnóstico de PKD em seis a oito gatinhos semanas de idade . Um ultra-som após cerca de 10 meses de idade é de 98 por cento de precisão no diagnóstico. A insuficiência renal é geralmente diagnosticada através de exame de urina ou um painel de química do sangue . Existem muitas causas de insuficiência renal , porém, assim que um ultra-som ainda é a melhor maneira de determinar se um gato tem PKD. Os proprietários também podem usar o teste de DNA para ver se seus persas podem estar em risco para a doença renal policística . Quando o diagnóstico ocorre somente após a falha renal , muitas vezes é tarde demais para salvar o gato.

Efeitos

Como desenvolver cistos nos rins do gato persa , o gato perde normais tecido renal eo rim é menos capaz de funcionar normalmente. Quando a função renal do gato cai muito baixo , ocorre insuficiência renal. Persas com disfunção renal pode sofrer de depressão , falta de apetite, sede excessiva , micção excessiva, pelagem pobre e perda de peso. Alguns podem também ocorrer vómitos ou diarreia, pressão arterial elevada ou problemas no sistema nervoso , como a cegueira ou convulsões.
Tratamento

Mais pesquisas são necessárias para compreender as causas subjacentes da PKD e desenvolver melhores tratamentos. Doença renal policística atualmente não pode ser tratada, e do tamanho pequeno e grande número de cistos torna impraticável a remoção cirúrgica . No entanto, os persas podem ser tratados para a insuficiência renal , o que pode melhorar a qualidade do gato da vida. Os tratamentos mais comuns para a insuficiência renal são maior quantidade de líquidos , dietas em potássio ou ricos em cálcio , dietas pobres em fósforo ou certos medicamentos, como a metoclopramida ou famotidina .
Prevenção /solução

A maneira mais eficaz de evitar a propagação da doença renal policística em gatos persas é a tela gatos antes que eles são criados, e , em seguida, gatos infectados neutro ou spay para impedi-los de transmitir a doença aos seus descendentes. Desde um ultra-som pode detectar PKD antes de atingir a idade de gatos produção, criadores podem ser capazes de reduzir ou eliminar a doença inteiramente através de programas de melhoramento seletivos.