# >> Animal de estimação > >> Gatos >> saúde do gato
O vírus da leucemia felina ( FeLV) é um retrovírus contagiosa que , de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell , afeta de 2 a 3 por cento dos gatos nos Estados Unidos . O vírus pode ser transmitido através de fluidos corporais , no útero ou da mãe para o gatinho através de enfermagem , e podem ser fatais . Enquanto muitos gatos são capazes de verter o vírus ou permanecem portadores não infectadas , gatos que desenvolvem FeLV exibem uma ampla variedade de sintomas . Perda de peso
perda de peso causada por uma perda de apetite ou a energia necessária para combater a doença é comum. A perda de peso pode ser súbita ou progressiva , e em gatinhos pode levar a um crescimento atrofiado .
Sintomas neurológicos
gatos infectados com FeLV podem apresentar mudanças em seu comportamento , perda do controle motor ou convulsões. Eles podem ter alterações de humor freqüentes , exibem agressão não provocada , não ser capaz de limpar-se, ter dificuldade para andar ou estar sujeito a quedas.
gatos FeLV têm um sistema imunológico enfraquecido , de modo que eles são mais suscetíveis a pegar outras doenças, como infecções respiratórias superiores ou doença renal , e levando febres baixas a longo prazo. Muitos gatos FeLV também desenvolver cânceres simultâneas.
Um sintoma comum de um gato FeLV -infectados é que ele ou ela pode ter dificuldade para respirar. O gato pode tossir excessivamente, chiado ou ter dificuldade para engolir alimentos e água.
FeLV pode causar gatos a ter diarréia freqüente ou constipação persistente. Os gatos podem passar sangue em suas fezes . Eles podem apresentar sintomas que são facilmente confundidos com os de infecções do trato urinário : evitar o litterbox , esforçando-se para urinar ou ter acidentes
Mudanças no casaco ou pele
Rebaixados resposta imune
Problemas respiratórios
Problemas digestivos
.