Somália Problemas de saúde do gato

A Somália é uma raça popular de gato conhecida por seus cauda espessa e rosto marcas fox -like. Embora geralmente saudável, a Somália está propenso a alguns problemas genéticos. Os reprodutores respeitáveis ​​são cuidadosos sobre os pares que eles se acasalam em uma tentativa de garantir que a prole não vai sofrer de problemas de saúde genéticos , mas eles nem sempre são bem sucedidos. Amiloidose renal

A forma hereditária de amiloidose renal (AR) geralmente atinge somalis quando são jovens . As proteínas que não podem ser discriminados ou tratados pelos rins acumular e causar os rins a funcionar de forma inadequada. O fígado e outros órgãos podem também ser afectados . Os sintomas incluem vômitos , aumento da sede e urina , inchaço da face, membros ou no abdômen (devido ao acúmulo de líquido ) e diarréia. RA é progressiva e incurável. Uma vez que um veterinário foi diagnosticado , o tratamento irá concentrar na diminuição dos sintomas e fazendo com que o gato mais confortável . Quanto tempo o gato vive com o tratamento varia de meses a anos .
Imune mediada Anemia Hemolítica ( IMHA )

Esta condição era conhecida como Auto Imune Anemia Hemolítica ( AHAI ) . Em um gato com AHIM , o sistema imunitário começa a atacar e destruir as células vermelhas do sangue saudáveis ​​. Isto faz com que a anemia e salienta a capacidade do baço e do fígado a processar as células vermelhas do sangue extra. O baço aumenta de tamanho, eo fígado põe para fora uma quantidade excessiva de bilirrubina (uma substância de cor amarela ) . A bilirrubina causa a icterícia , fazendo com que o gato a ter uma coloração amarela para sua pele e gengivas. Ele também pode ter urina de cor escura e parece apático. As transfusões de sangue e esteróides para supressão imune são usados ​​para o tratamento de IMHA . Como último recurso , o baço pode ser removido cirurgicamente. Há uma chance de sobrevivência, mas só depois de um tratamento agressivo e intenso bem-sucedida.
Mielodisplasia

De acordo com a Somália e Breeders Association do Fancier , esta doença tem só recentemente foi reconhecida em somalis . É uma doença da medula óssea que afeta a produção de células sanguíneas. Gatos com essa condição são anêmicas e terá baixo consumo de energia . Transfusões e esteróides podem ajudar com o problema, e alguns gatos vai sobreviver , no entanto, se for permitida a progressão , que pode levar a leucemia. ( Cats diagnosticados pela primeira vez com leucemia felina às vezes são encontrados para ter mielodisplasia ).
Linfocítica - plasmacytic Gengivite Estomatite ( LPGS )

comparação com as outras três condições , parece LPGS como um problema muito mais suave . No entanto , é uma doença muito grave dental que requer tratamento veterinário . Basicamente , é uma alergia a placa nos dentes , que faz com que as gomas de inchar e tornar-se macia . Seu Somália pode se recusar a comer por causa do desconforto, ou só pode aceitar alimentos moles . Sua respiração vai ser muito ruim, e ele pode babar excessivamente. A limpeza completa dos dentes sob anestesia será necessário e extração de todos os dentes doentes. Depois disso , o veterinário provavelmente irá prescrever um curso de antibióticos e possivelmente corticosteróides. A condição em si não é uma ameaça à vida , no entanto, quaisquer procedimentos que envolvam anestesia envolve algum risco para o gato. Mesmo que ele é geneticamente propenso a isso , escovar regularmente os dentes do seu gato (usando creme dental especial gato ) pode ajudá-lo a evitar a doença.