Sobre corrimento nasal em gatos

Para os amantes do gato , felinos são muito mais do que meros animais de estimação. Enquanto algumas coisas são mais preocupantes do que ver que seu gato está sob o tempo , com um diagnóstico precoce as duas causas mais perigosas de um nariz escorrendo pode ser tratada com sucesso. Embora seja sempre possível que coriza do seu gato não é devido a uma doença grave , é melhor ter a certeza de levar o seu gato ao veterinário para um exame completo .
Causas virais

Há vários vírus que causar coriza em gatos , os dois sendo calicivírus felino mais prevalentes e herpesvírus felino . Calicivírus felino afeta aproximadamente metade da população felina , mas ocorre mais frequentemente em gatos que vivem em abrigos e canis . Ela pode ser transmitida através do ar , por via oral e através de parasitas. Herpesvírus felino pode ser transmitida através de contacto directo, bem como se o ar e isso pode levar à pneumonia em gatinhos . Ambos os vírus tendem a apresentar um corrimento claro à primeira vista.
Outras causas

Pequenas coisas como grama e seixos que são inalados e incorporados no seio de um gato também pode causar um corrimento nasal . Os pólipos nasais são outra causa possível. A descarga , nesses casos, tenderiam a ser grossa , de cor escura e às vezes um pouco de sangue.
Diagnóstico

Isolar a causa do corrimento nasal do seu gato é melhor esquerda a um veterinário . Os sintomas clínicos são a diretriz segura , porque a maioria dos gatos transportar tanto calicivírus felino e do herpesvírus felino naturalmente no sangue. Ambos os vírus causam letargia, nariz escorrendo , conjunctivitus , perda de apetite e espirros . Calicivírus felino também pode causar úlceras na boca , enquanto o herpesvírus felino é frequentemente acompanhada por febre . Desde exame visual é a única maneira de diagnosticar com precisão a obstrução do seio ou pólipo , ea maioria dos gatos não têm a amabilidade de um exame desse tipo , é melhor deixar o veterinário lidar com isso.
Tratamento

não existe tratamento específico anti-viral para calicivírus felino, mas os sintomas podem ser tratados com antibióticos e corticosteróides . Se o seu gato é dado um curso de corticosteróides , ele deve ser vigiado de perto para se certificar de que eles não agravar uma infecção respiratória superior . Também não há tratamento específico para herpesvírus felino , apesar de um estudo de 2006 por Karen van der Muelen e seus colegas do Laboratório de Virologia na Bélgica descobriram que que ganciclovir, PMEDAP e cidofovir são efffective no tratamento deste vírus. L- lisina é também eficaz no tratamento de problemas oculares causadas pelo vírus . A coriza causada por uma obstrução é tratada através da remoção da obstrução , se é um objeto estranho ou pólipos , e administração de antibióticos orais ou tópicos para qualquer infecção resultante.
Recuperação e Prevenção

Feline calicivírus e herpesvírus felino são altamente contagiosa , por isso é importante para colocar em quarentena um gato infectado a partir de mudas sadias . Você também deve administrar toda a quantidade de antibióticos prescritos , mesmo que os sintomas tenham esclarecido. Isto irá manter o vírus de mutação para uma estirpe mais forte. Calicivírus felino pode viver durante semanas em superfícies inertes , para dar todas as áreas onde o seu gato passa o tempo uma limpeza completa com uma solução de água sanitária, água e detergente. Herpesvírus felino morre após 18 horas , e pode ser morto com a maioria dos desinfetantes domésticos. Existem vacinas disponíveis para ambos os vírus , por isso consulte o seu veterinário sobre a melhor maneira de proteger seus gatos. Infelizmente , não há nenhuma maneira de impedir que seu gato desenvolver pólipos nasais ou pela inalação de pequenos objetos.