A ruptura do baço em cães

A ruptura do baço pode ocorrer em cães como resultado de uma doença ou trauma. Uma ruptura do baço pode causar hemorragia interna e pode ser uma emergência médica que ameaça a vida . Cães que têm uma ruptura do baço pode passar por uma série de testes para que o veterinário pode fazer um diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento .
Baço Função

O baço é um órgão localizado no abdômen do cão que fornece funções tais como filtrar as funções do sangue e do sistema linfático. O baço também desempenha um papel importante no sistema imune do cão . Cães que têm uma ruptura do baço pode sofrer uma esplenectomia para remover o baço.
Sintomas

Os sintomas mais comumente associados com a ruptura do baço em cães são letargia , colapso súbito , fraqueza, inchaço abdominal , mucosas pálidas ( gengiva e mucosa dos lábios ) e dificuldade em respirar . Alguns cães podem experimentar sintomas associados com sangramento mais crônico do baço , como a perda de peso, fraqueza intermitente , letargia e anorexia.
Causas

Um cão pode desenvolver uma ruptura baço como resultado de trauma , como um acidente ou ser expulso no abdômen. Outra causa comum de ruptura do baço em cães pode ser a presença de um tumor no baço . Um tumor benigno conhecido como um hemangioma benigno pode provocar sangramento no baço , e o hemangiossarcoma maligna pode causar hemorragia e tem o potencial para causar baço do animal à ruptura. Um hematoma no baço é uma coleção localizada de sangue e pode causar a ruptura do baço em cães também.
Diagnóstico

O diagnóstico de uma ruptura do baço pode ser feita por um físico completo exame por um médico veterinário. O veterinário irá palpar ( sentir ) o abdômen do cão para determinar se há alguma distensão abdominal. Os raios X abdominais pode ser realizada , bem como uma amniocentese . A amniocentese é um teste que é realizado através da colocação de uma agulha para dentro da cavidade abdominal do cão e extraindo o fluido que recolhe ali. O veterinário examina então o fluido de qualquer sangue que podem estar presentes no fluido . A presença de sangue no presente fluido indica que existe uma hemorragia interna que pode ser causado por uma ruptura do baço . Outros exames que podem ser realizados são um ultra-som abdominal, um CBC ( hemograma completo ) e uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética .
Tratamento

Os tratamentos que são usados ​​no tratamento de cães com uma ruptura do baço pode incluir fluidos IV , transfusões de sangue , oxigênio, um envoltório de barriga , dor medicação e cirurgia exploratória . Se durante esta cirurgia exploratória o veterinário encontra o baço se rompeu , ele pode realizar uma esplenectomia para remover o baço e estancar o sangramento interno.
Considerações

A ruptura do baço pode ser um emergência médica com risco de vida . Se seu cão tem algum dos sintomas de uma ruptura do baço ou se de repente ele entra em colapso, contacte o seu veterinário imediatamente. O tratamento imediato destes sintomas levará a um diagnóstico e plano de tratamento adequado para seu cão.