# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
A ivermectina é o ingrediente ativo em medicamentos dirofilariose para cães. Infelizmente, várias raças de cães de pastoreio , incluindo collies sofrem de uma condição chamada de toxicidade da ivermectina , que pode ser fatal .
Identificação
A causa da toxicidade da ivermectina em collies é genética . O gene que controla a produção da P- glicoproteína é incompleta . P- glicoproteína metaboliza medicamentos através do cérebro e para a corrente sanguínea .
Função
Sem P- glicoproteína , drogas construir a níveis tóxicos no interior do cérebro e pode causar convulsões e morte .
Equívocos
Embora a condição é chamada de toxicidade da ivermectina , a falta de P- glicoproteína afeta a absorção de muitos medicamentos por cães afetados . Outros medicamentos que podem afetar estes cães incluem loperamida , eritromicina e acepromazina .
Prevalência
Cerca de 35 por cento de todos os collies são afetados pela deficiência genética , e 45 por cento dos collies são transportadoras . Apenas 20 por cento dos collies permanecem completamente afetados por essa condição genética .
Prevenção /solução
Existe agora um teste disponível para determinar se seu animal de estimação é afetado. O teste consiste em um cotonete bucal .