Procedimentos cateter urinário canino

cateterização urinária é um procedimento veterinário comum realizada para coletar a urina estéril , esvaziar a bexiga ou aliviar a obstrução urinária . Os veterinários irá normalmente escolher um cateter, dependendo do tamanho do cão e a finalidade do cateterismo . Se o cateter é destinado a permanecer na bexiga , de menor dimensão , cateteres flexíveis são vulgarmente utilizados . Maiores cateteres, mais resistentes são escolhidos , se o objetivo é aspirar a urina rapidamente ou para empurrar passado uma obstrução urinária . Como este procedimento é indolor , a maioria dos animais machos não vai precisar de sedação ou anestesia . As fêmeas podem necessitar de sedação devido à natureza intrusiva do ato
. Masculino Cães

O veterinário normalmente terá um lugar técnico veterinário o cão macho do seu lado e raptar a perna traseira superior , expondo o prepúcio ( a pele que cobre o pênis) e do pênis. O técnico irá então retrair o prepúcio e a glande do pénis apresentar ( a ponta do pénis ) . A glande do pénis e o prepúcio são suavemente lavadas com uma , solução diluída de anti-séptico quente e enxaguado com água quente ou uma solução salina estéril . O veterinário irá abrir o topo da embalagem que contém o cateter e aplicar estéril , lubrificante solúvel em água para a ponta do cateter . Se o veterinário está vestindo luvas estéreis , ele irá remover o cateter de sua embalagem . Se ele escolhe não usar luvas , o cateter será avançada através da embalagem e manuseados de forma asséptica .

A ponta do cateter será então suavemente inserida na abertura uretral . À medida que avança o veterinário lentamente o cateter através da uretra , ele pode encontrar uma ligeira resistência ao pénis ósmio ( o pequeno osso encontrado no pénis canino ), ou a área da uretra que as curvas em torno de parte da pélvis do chamado arco isquiático . Usando a pressão constante , suave , o veterinário irá normalmente empurrar passado este e alimentar o cateter no colo da bexiga . A urina deve começar a fluir para dentro do cateter à medida que avança para dentro da bexiga para , aproximadamente, mais de um centímetro . Um , seringa estéril grande está ligado à extremidade do cateter e urina desenhada para fora da bexiga . O veterinário irá continuar a aspirar urina até que a bexiga está vazia , a medição dos conteúdos da seringa para quantificar a quantidade .
Neste ponto , ele irá remover o cateter .

Se o cateter é destinado a estar -moradia , o veterinário irá suturar -lo para o prepúcio usando fita curativo e material de sutura nylon. A extremidade do cateter vai ser anexada com tubagem a um saco de medição e o animal vai ser colocado numa gaiola com o saco pendurado para baixo , de modo que a gravidade pode chamar a urina para fora do corpo . A produção de urina serão medidos periodicamente e observou na ficha do paciente. Isso geralmente é feito em animais com história de obstrução uretral ou em cães que não podem ficar de urinar.
Feminino Cães

A cadela é preparado exatamente o mesmo que o masculino , exceto que ela pode estar em pé , ao seu lado ou deitada de bruços com as pernas traseiras preso à extremidade da mesa de exame . Um técnico vai lavar a vulva com uma solução suave , anti-séptico e enxágüe com solução salina estéril ou água. À medida que a tecnologia segura a cauda para fora do caminho , o veterinário irá introduzir um mililitro de 2 por cento de gel de lidocaína ( anestésico local ) para o chão vaginal . O uso de luvas estéreis , o veterinário irá inserir um dedo lubrificado na abertura vaginal até que ele se sente a abertura uretral externo . Se ele não consegue encontrar a abertura, pela sensação , um grande otoscópio , iluminado ( o instrumento utilizado durante os exames de ouvido) será colocado na vagina para permitir que o veterinário para encontrar a uretra . Um cateter com estéril , solução estéril solúvel em água na sua ponta é então introduzido na vagina e avançada através da uretra, até que ele entra na bexiga . A urina irá ser retirada para uma seringa estéril e o cateter removido ou , se ele se destina a estar em que habitam , o cateter será ligado ao seu corpo e um dispositivo de recolha de urina colocada na sua extremidade livre .