O que é febre aftosa em bovinos

? Febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, suínos e outros animais cascos . Ela pode ser transmitida entre os animais e para os seres humanos através do contato com animais infectados. Uma grave epidemia de febre aftosa ocorreu na Grã-Bretanha em 2001 e trouxe grande parte do país a um impasse.
História

gado têm sofrido com bolhas e feridas cascos e na boca durante séculos , embora o vírus que causa febre aftosa não foi descoberto até o final do século 19 . Febre aftosa foi isolado pela primeira vez pelo bacteriologista alemão Friedrich Loeffler em 1897. Após passar o sangue de uma vaca infectada por um filtro de Chamberlain , ele descobriu que casco e da boca podem ser transferidos para animais saudáveis ​​e era, na verdade , um vírus e não uma infecção bacteriana.
Surtos

grandes surtos de febre aftosa em bovinos têm acontecido em vários países ao redor do mundo. Os Estados Unidos tem sofrido com nove surtos , com a última ocorrendo em 1929. Três surtos têm ocorrido no Reino Unido , um em 1967, um em 2001 e na final que ocorre em 2007. Ásia tem tido relativamente poucos surtos devido ao baixo número de cabeças de gado em toda a região , embora as infecções foram observados em 1997, 2005 e 2010 .

Sintomas

gado que sofrem de febre aftosa aparecer sinais letárgicos e mostrar de claudicação . Feridas e bolhas formam ao longo das gengivas e língua dos animais afetados , fazendo com que comer e beber doloroso. O tecido mole entre os cascos também é propenso à formação de bolhas , o que resulta em claudicação e relutância ao movimento. Bovinos infectados também podem babar e bater seus lábios. A maioria dos animais sobreviver febre aftosa , embora bezerros infectados têm uma taxa de mortalidade maior do que animais adultos.
Tratamento

Não há tratamento disponível atualmente para febre aftosa . O vírus só pode ser contido em rebanhos afetados. A maioria dos países têm um protocolo para lidar com surtos que envolve o abate de todos os rebanhos infectados . As carcaças são então queimados ou enterrados para manter a doença se espalhe. Após eliminação , todas as áreas utilizadas durante o processo de erradicação são desinfectados para prevenir a transmissão de gado saudável .

Prevenção /solução

vacinas foram produzidas para ajudar a controlar casco e boca surtos , embora o vírus é extremamente adaptável e em constante mutação , tornando as vacinas ineficazes . A monitorização cuidadosa é o método de prevenção mais bem sucedido para lidar com cascos e na boca surtos. Gado movidos entre países são testados antes de exportação para se certificar de que eles estão livres da doença, e quaisquer bovinos infectados são eliminados para evitar a transmissão .