1. Comida
O bisonte foi a principal fonte de alimento para os nativos americanos e os primeiros colonizadores europeus. A carne era magra e nutritiva e podia ser preservada por secagem, defumação ou salga. As peles eram usadas para fazer roupas, tipis e outros materiais de abrigo. Os ossos eram usados para fazer ferramentas, armas e utensílios.
2. Transporte
Bison também foram usados para transporte. Eles eram fortes e seguros e podiam transportar cargas pesadas por longas distâncias. Eles foram usados pelos nativos americanos para caça, guerra e comércio. Os colonos europeus os utilizavam para transportar suprimentos e puxar carroças.
3. Caça
Bison também foram caçados por esporte. Eles eram considerados animais perigosos e caçá-los era um desafio. Muitos colonos e desportistas europeus vieram para as Grandes Planícies no século XIX para caçar bisões.
4. Simbolismo
Bison também foram símbolos importantes na cultura nativa americana. Eles eram frequentemente associados à força, coragem e virilidade. Bison também era visto como uma fonte de poder espiritual. Muitas tribos nativas americanas tinham cerimônias e rituais que envolviam bisões.
5. Valor econômico
A caça comercial de bisões no século 19 levou à quase extinção da espécie. As peles de bisonte eram mercadorias valiosas e usadas na fabricação de uma variedade de produtos, incluindo roupas, móveis e malas. No final do século XIX, a população de bisões havia sido reduzida a alguns milhares de animais. Os esforços de conservação no século 20 levaram à recuperação da população de bisões e hoje existem cerca de 500.000 bisões na América do Norte.