Tipos de copépodes

Copépodes são pequenos crustáceos marinhos e de água doce que compõem o um dos maiores grupos de animais no reino animal. Há cerca de 7.500 espécies diferentes de copepod, com cerca de 2000 deles sendo parasita na natureza. Características

Diferentemente da maioria dos crustáceos , copépodes não têm uma casca dura que cobre as partes dianteiras de seus corpos, e eles só têm um olho no centro de sua região da cabeça , que nunca estão em hastes como com a maioria dos outros crustáceos .

Tipos

Copépodes são divididos em grupos com base em condições de vida. Existem quatro tipos distintos de livre flutuação e vários outros parasitas . Os copépodes que parasitam peixes são geralmente parasitas externos e são bem adaptados para viver a vida de um parasita. Os quatro grupos de copépodes em circulação são os Calanoida , o Cyclopoida , o Harpacticoida eo Misophrioida , com o último grupo é o mais raro.
Calanóides

Fora de todas as espécies de copépodes , o Calanoida são os maiores, com um tamanho médio corpo de aproximadamente um grão de arroz . Eles esporte um pouco grande primeira antena e seus segmentos corporais são adornados com cerdas e outras estruturas projetadas para mantê-los à tona , oferecendo resistência contra a água. Calanóides são importantes para a cadeia alimentar como eles compõem a maioria de todas as cadeias alimentares marinhas.

Ciclopóides

ciclopóides são um tanto raros e indistinguíveis uns dos outros . Ciclopóides são normalmente encontrados em sistemas de água doce , enquanto os outros tendem a ser encontrados em ambientes marinhos ou de água salobra . Estes copépodes falta uma tribuna ou projeção pontiaguda pequeno na extremidade dianteira do organismo, que são comuns em outras espécies. Cyclpoids são planctônicas , que vivem ao longo da superfície da água.
Harpacticoids

Harpacticoids geralmente vivem ao longo do fundo do oceano ou nadar um pouco acima do fundo. Eles fornecem uma fonte de alimento para os corais , pequenos peixes e anêmonas do mar . Em tanques do recife , estes são normalmente os primeiros "bugs" para ser visto colonizando as paredes logo após a instalação. O ciclo de vida do herpacticoid é curto , com duração de apenas alguns dias entre o nascimento ea morte . Enquanto a maioria são encontrados sem vida ao longo do fundo , alguns têm sido conhecida a parasitar coral .

Considerações

Copépodes são organismos comuns que desempenham um papel fundamental na ecologia , proporcionando uma fonte de alimentação de muitas espécies de animais aquáticos . A sua contribuição para o fluxo de nutrientes é de grande importância e não deve ser negligenciado , tanto em estado selvagem e em nossos aquários.