# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Peixes de água doce
Os principais locais de reprodução da Salmonella no corpo humano incluem:
1. Intestinos: A Salmonella coloniza e se reproduz principalmente no trato gastrointestinal, especificamente nos intestinos. A bactéria pode se multiplicar rapidamente no intestino delgado, causando inflamação e sintomas associados, como diarreia, dor abdominal, febre e náusea.
2. Gânglios linfáticos mesentéricos: Como parte da resposta imunológica do corpo, a Salmonella pode invadir os gânglios linfáticos mesentéricos, localizados perto dos intestinos. Dentro desses gânglios linfáticos, as bactérias podem proliferar e causar inflamação.
3. Fígado e Baço: Em casos graves, particularmente com Salmonella não tifóide invasiva (iNTS), a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea e atingir o fígado e o baço. Aqui, a Salmonella pode se reproduzir nos tecidos e nas células de Kupffer do fígado e nos macrófagos do baço.
4. Vesícula biliar: Em indivíduos com condições subjacentes, como cálculos biliares ou anomalias biliares, a Salmonella pode colonizar a vesícula biliar e multiplicar-se na bile. Isto pode levar à inflamação da vesícula biliar (colecistite).
5. Outros sites: Em casos raros, pode ocorrer doença disseminada, permitindo que a Salmonella se espalhe para outros órgãos e tecidos além do trato gastrointestinal, como a corrente sanguínea (bacteremia), ossos, articulações, meninges e válvulas cardíacas. A reprodução pode então ocorrer dentro desses locais infectados.