Efeitos colaterais e cuidados de antibióticos para um gato com insuficiência renal

insuficiência renal ou renal crônica é a principal causa de morte em gatos mais velhos . De acordo com o Feline Advisory Bureau , cerca de um quinto dos gatos 15 anos ou mais sofrem com algum tipo de doença renal. Detecção e tratamento precoce pode retardar a progressão da doença , o que é irreversível . Os antibióticos não são geralmente prescritos para o tratamento do rim , mas são utilizados para infecções secundárias resultantes de um sistema imune enfraquecido . É fundamental entender precauções e efeitos colaterais dos antibióticos para gatos com insuficiência renal. Insuficiência renal felina

Os rins são responsáveis ​​por filtrar o sangue e remover as toxinas do corpo , equilibrando os níveis de água e sal do corpo. Quando os rins começam a falhar , eles não podem remover os resíduos do sangue , e as toxinas se acumulam no organismo. A insuficiência renal crônica é uma doença lenta e progressiva, que dá pouca indicação de problemas até cerca de 70 por cento dos néfrons são destruídos. Néfrons são peças estruturais do rim que são responsáveis ​​por todas as funções básicas nos rins.

Conforme a doença progride , os sintomas típicos incluem falta de apetite, aumento da sede e da produção de urina , perda de peso , desidratação , letargia e depressão. Outros sinais adicionais podem ser casaco pobres, vômitos, ou mau hálito. O diagnóstico é obtido através de amostras de testes de sangue e urina . Dependendo do estágio da doença , o tratamento inclui terapia de fluidos, uma dieta com baixo teor de fosfato e proteína reduzida, e um acompanhamento atento. A condição é sempre fatal.

Antibióticos

antibióticos , mesmo em gatos saudáveis ​​, podem ser venenosas para os rins se administrado em doses elevadas ou por períodos prolongados . A gravidade dos efeitos colaterais depende do animal em questão , mas é maior para os gatos com doença renal . É importante discutir todos os aspectos de um antibiótico em particular com o veterinário .
Clavamox

Clavamox é uma combinação de amoxicilina da família da penicilina , e clavulanato usado para o tratamento de infecções bacterianas . Esta droga é geralmente prescrito em pacientes renais felinas para infecções secundárias, como infecções do trato urinário . Os efeitos colaterais podem incluir dores de estômago , vómitos e perda de apetite. Administrar a dose adequada após os come o gato pode reduzir esses efeitos colaterais.
Baytril

Baytril é um antibiótico de largo espectro prescritos para uma variedade de infecções . Esta droga é muitas vezes prescritos para infecções nos rins . No entanto , Baytril pode causar problemas de retina , mesmo a cegueira , se administrado em doses elevadas . Baytril também diminui o limiar para convulsão e não é recomendado para gatos propensos a crises convulsivas. Este medicamento deve ser administrado uma vez ao dia para uma eficácia máxima . Não deve ser dada no prazo de duas horas de qualquer produto que contenha cálcio , alumínio ou ferro, porque esses elementos podem inibir a absorção .
Antirobe

Antirobe é um antibiótico que foi aprovado para utilização em cães , mas também tem sido prescrita em gatos para infecções dentárias . Esta droga é especialmente eficaz para matar bactérias anaeróbias encontradas na boca dos gatos . Antirobe pode causar dores de estômago, e bloodwork regular é recomendado para monitorar as funções renal e hepática.
Convenia

Convenia é um antibiótico que é injetado , e não por via oral . É usado para tratar infecções secundárias da pele em gatos, mas não foi suficientemente testado em gatos com problemas renais graves . Este medicamento foi aprovado para uso nos Estados Unidos em 2008. Possíveis efeitos colaterais incluem vômitos , diarréia e letargia.