Doença policística em gatos

doença policística dos rins , ou PKD , é uma doença hereditária que resulta no aparecimento de cistos cheios de fluido sobre um ou ambos os rins de um gato . Esses cistos estão presentes ao nascimento e crescer com a idade do gato. Como estes cistos crescem , eles podem danificar o tecido renal e impedir o funcionamento correto. Se não tratada, os cistos acabará por causar insuficiência renal em gatos como os órgãos já não será capaz de realizar de forma adequada para manter o corpo saudável. Fatores de Risco

PKD é uma herdada, doença genética que atinge principalmente os gatos persas raça embora Shorthairs britânico , Himalaia e outras raças exóticas têm sido documentados como tendo a doença. Gatos podem herdar o gene PKD de um ou ambos os pais. Um gato heterozigoto tem um gene PKD , enquanto um gato homozigoto tem dois. Gatos heterozigotos podem passar o gene para 50 a 75 por cento de seus filhos , enquanto que 100 por cento dos filhotes de gatos homozigotos recebê-lo.

Sintomas

sintomas de PKD pode não ser evidente para anos , dependendo do número de cistos e o seu tamanho . Segundo o site da Pet Educação , os sinais geralmente aparecem entre 3 e 10 anos de idade , ea maioria dos gatos começar a mostrar sintomas aos 7 anos de idade. Os sintomas comuns da PKD incluem perda de peso , vômitos e depressão. Rins aumentados também são comuns. E o gato também podem apresentar um aumento da sede e micção .
Diagnóstico

PKD pode ser confirmado através de uma combinação de métodos, incluindo ultra-som, física exame e testes genéticos. Site da Pet Educação informa que gatinhos tão jovens quanto 10 meses de idade pode ser diagnosticada com PKD através da realização de um ultra-som para procurar por cistos nos rins. Seu veterinário pode também ser capaz de sentir rins aumentados ou deformadas através da palpação . Uma mecha feita a partir do interior da bochecha do gato pode ser testado para o gene de PKD para diagnóstico inequívoco .
Tratamento

PKD é progressiva e irreversível . Os cistos não podem ser removidos cirurgicamente devido ao seu número e tamanho pequeno . O tratamento , em última análise implica lidar com o insucesso dos rins em consequência da doença . Fluidos pode ser dado por IV ou subcutânea para evitar a desidratação , e dieta do seu gato pode ser alterado para fornecer alimentos a mais de potássio e mais baixa em fósforo. Os medicamentos podem ser prescritos para controlar o vômito e pressão arterial elevada e retardar a progressão da insuficiência renal.
Prevenção /solução

Como PKD é uma doença genética , a única maneira para impedir o desenvolvimento do mesmo é a de não produzir os gatos que transportam o gene . Criadores de gatos das raças suscetíveis deve ter o cuidado de produzir apenas os gatos que estão determinados a ser PKD negativo por meio de estudo de ultra-som dos rins do animal. Gatos positivos PKD devem ser esterilizados ou castrados para parar a trilha genética da doença .