A amiloidose em gatos

A amiloidose é uma doença rara , às vezes hereditária, que pode causar a morte inesperada em um gato saudável. As proteínas que não podem ser discriminados pelo corpo ( amyloids ) Viajando através do sangue e causa danos ao fígado ou rins. A doença , infelizmente , é fatal . Suscetibilidade

Embora qualquer gato pode desenvolver a amiloidose , Shorthairs siamês são suscetíveis a uma forma genética que afeta o fígado, e abissínios são suscetíveis a uma forma que causa danos nos rins. Estas raças compõem a maioria dos casos de amiloidose.
Idade

Quando a doença é adquirida geneticamente , é tipicamente diagnosticada por 5 anos de idade . Outros gatos tendem a ser cerca de 7 anos de idade, quando diagnosticado.

Sintomas

Kidney amiloidose provoca perda de peso , sede excessiva e urinar e inchaço das pernas , face ou abdome. Amiloidose hepática não tem sintomas evidentes até que uma ruptura do fígado causa a morte súbita ou hemorragia. Um gato com uma ruptura hepática pode dormir mais do que o habitual .
Tratamento

Não há cura para a amiloidose. Uma vez que um gato é diagnosticado , o veterinário irá prescrever medidas para retardar a progressão da doença e manter o gato confortável , por exemplo, administração de fluidos intravenosos. Em última análise, a eutanásia humanitária será necessário.
Prevenção

A melhor maneira de manter a amiloidose na baía não é a raça gatos que mostraram sinais da doença . Não é possível prevenir a doença em um gato que herdou isso.