Câncer de língua em gatos

Os cancros da boca são o terceiro tipo de liderança de câncer em gatos após câncer de pele e de mama . Crescimentos na boca de um gato , incluindo crescimentos nas gengivas e língua , compõem 3-4 por cento de todos os cancros diagnosticados em gatos. Câncer de língua , por si só , no entanto , é relativamente raro . Aqui estão algumas informações sobre as causas, sintomas , diagnóstico, tratamento e prognóstico de câncer de língua em gatos.
Causas

As causas de muitos tipos de câncer em gatos não são conhecidos . Tal como acontece com os seres humanos , acredita-se que a genética desempenha um papel. Substâncias cancerígenas no ambiente aumentam a probabilidade de câncer , e os gatos de meia-idade são mais propensos a desenvolver câncer de língua .
Para massas língua especificamente , as causas podem incluir trauma na língua, ou tumores não cancerosos , tais como verrugas e cálcio depósitos . Os tumores benignos da língua pode incluir mioblastoma de células granulares , e existem várias massas cancerosas possíveis que podem afectar a língua . Estes incluem carcinomas de células escamosas, tumores de células de massa, fibrosarcomas , melanomas malignos, hemangiosarcomas e outros tipos de massas de sarcoma .
Sintomas

Os sintomas de câncer na boca incluem salivação excessiva, dificuldade para se alimentar e nódulos ou tumores na língua ou gengivas. Se o tumor é específico para a língua por si só , pode não produzir sintomas visíveis , e os donos não são susceptíveis de notá-lo até que ele é grande e visível .
Sintomas adicionais podem incluir aumento da salivação , boca odor ruim, arranhando o boca , deixando cair comida enquanto come ou ter dificuldade para comer , não comer , perda de peso, sangue saindo da boca e dificuldade para respirar .
Diagnóstico

Se um gato está exibindo sintomas de câncer de boca , o veterinário deve primeiro determinar que os crescimentos não são massas infectados. O veterinário irá começar com um exame físico do gato. O médico provavelmente vai levar uma biópsia da massa na língua do gato. Testes adicionais podem incluir um hemograma completo, perfil bioquímico , urinálise, radiografias de tórax e biópsia de qualquer aumento dos gânglios linfáticos .
Tratamento

Se o tumor do gato é benigna, provavelmente vai ser removido em um procedimento cirúrgico simples . Se o tumor é maligno e se espalhando , o veterinário também pode realizar a cirurgia , a remoção de parte da língua do gato. Quimioterapia e /ou radioterapia também pode ser parte do tratamento.
Após a cirurgia , o gato terá suturas absorvíveis em sua língua. O gato vai ser alimentados enlatados ou amolecida comida por algumas semanas enquanto cura .
Prognóstico

eficácia do tratamento vai depender de quão cedo a doença do gato foi encontrado e terapêutica iniciada . O prognóstico também depende do tipo de tumor e onde foi localizado . O veterinário irá fornecer informações sobre o prognóstico específico de um animal de estimação com base no tipo específico do gato de câncer e do estágio em que se encontrava quando o tratamento começou.