A catarata canina

A catarata pode ocorrer em cães de qualquer idade e pode afetar um ou ambos os olhos. No entanto, a catarata não deve ser confundida com outra doença ocular conhecida como esclerose nuclear. Na esclerose nuclear , a lente se torna cinza com a idade avançada , e ao contrário de catarata , esclerose nuclear não afeta a visão.
Causas

Para a maioria dos cães, a catarata é um problema ocular hereditária . No entanto, a catarata também pode ocorrer devido a diabetes , toxinas, deficiências nutricionais, doenças oculares ― ; como a atrofia progressiva da retina (PRA ) ― ; trauma para o olho ou a idade
Identificação <. br>

a catarata ocorre quando a lente do olho , literalmente, começa a quebrar ou deteriorar-se. Isso resulta em uma lente que é branco ou tem a aparência de gelo triturado .
Formação de catarata

Em um olho saudável , a lente está constantemente a ser limpa com uma solução /água de sódio. Quando ocorrer a catarata , a lente não está sendo liberado completamente, resultando em um acúmulo de sódio e proteína.
Tratamento

A principal opção para os caninos com catarata é a remoção cirúrgica do lente afectado . Suplementos nutricionais também podem ser usados ​​para melhorar a qualidade da lente , mas isso não é tão eficaz quanto a remoção cirúrgica.
Candidatos

Para ser elegível para a cirurgia, o cão afetado deve estar em um bom estado geral de saúde. Cães diabéticos podem ser elegíveis desde que a sua diabetes tem sido bem gerida . Cães agressivos ou cães com problemas de saúde em geral, não são considerados para a cirurgia de catarata.