Doença renal primária em Cães

doença renal primária , mais comumente referido como insuficiência renal crônica, é um problema comum em cães idosos . A doença ocorre quando os rins não são mais capazes de remover os resíduos do corpo de forma eficaz e toxinas se acumulam no sangue.

Embora não haja cura para a insuficiência renal crônica , o diagnóstico precoce , muitas vezes permite que os veterinários e tutores de animais para controlar a doença para dar o animal de estimação uma vida mais longa e uma melhor qualidade de vida.
Provável vítimas

Apesar de todas as raças de cães podem ser afetados por insuficiência renal crônica, algumas raças são mais suscetíveis . Estes incluem o cocker spaniel , Lhasa apso, Shih Tzu, elkhound norueguês, Doberman pinscher , terrier de trigo soft- revestido , golden retriever, bull terrier, Cairn Terrier , Pastor Alemão e Samoieda .

Sintomas

Os sintomas da doença renal primária são aumento da sede , a ingestão excessiva , aumento da frequência urinária , letargia, vômitos, mau hálito , anorexia, perda de peso, constipação , fraqueza, falta de coordenação e depressão. Os sintomas geralmente não são perceptíveis até os estágios mais avançados da doença , quando a função dos rins é reduzido para cerca de 25 por cento do que deveria ser.
Exame Físico

Se o seu veterinário suspeita que seu cão pode estar sofrendo de insuficiência renal crônica , o médico irá começar por realizar um exame físico.

Durante o exame físico , o médico irá verificar para ver se as gengivas do seu cão são pálido. Este é um sintoma de anemia, o que é comum em cães com doença renal . O veterinário também irá verificar para ver se os rins se sentir como se eles são alargada, pequeno ou de forma irregular , ou se eles estão causando a dor cão. Úlceras na boca do cão também pode ser um sinal visível da doença renal. A halitose geralmente está presente , causado pelo acúmulo de toxinas na corrente sanguínea . Outros sinais de que o veterinário irá procurar incluem desidratação , inchaço dos membros , devido ao acúmulo de líquidos , pressão arterial elevada e alterações na retina causadas pela pressão arterial elevada.
Diagnóstico

Se o exame físico revela sinais que são consistentes com insuficiência renal crônica , o veterinário provavelmente irá empregar várias ferramentas de diagnóstico adicionais para chegar a uma conclusão definitiva.

As ferramentas de diagnóstico podem incluir um teste de bioquímica, urinálise , hemograma completo , ultra-som e biópsia renal.
Causas

A insuficiência renal crônica é muitas vezes simplesmente parte do processo de envelhecimento. No entanto, outras condições podem causar ou agravar a doença. Estes incluem toxinas nos rins, alta de cálcio no sangue , inflamação dos rins , pedras nos rins, infecção renal , obstrução urinária crônica , linfoma e alguns medicamentos.
Tratamento

Não há cura para insuficiência renal crônica , mas se a doença for detectada precocemente a sua progressão pode ser retardada . O veterinário irá fornecer o seu animal de estimação com fluidos se ele está desidratado . Uma dieta especial pode ser recomendada. Urina do seu cão serão monitorados e , se a doença levou a anemia , este será gerenciado.

O veterinário pode prescrever medicamentos para prevenir náuseas e para equilibrar os eletrólitos , minerais , hormônios e pressão arterial elevada.

Em muitos casos, os guardiões de cães com insuficiência renal crônica deve aprender a dar fluidos por via subcutânea para seus animais de estimação em casa.

A diálise é também possível um tratamento , no entanto , é muito caro . Ele exige o cão a ser submetidos a tratamentos três vezes por semana com tratamentos com duração de três a cinco horas cada. A diálise pode ser necessária para a duração da vida do animal.