# >> Animal de estimação > >> Furões >> Furões alimentação
Cuidado parental em girafas
As girafas têm um período de gestação relativamente curto, de cerca de 15 meses. A fêmea dá à luz em pé e o filhote cai no chão, rompendo o cordão umbilical. O bezerro está de pé e andando uma hora após o nascimento.
As girafas não são territoriais e as fêmeas e seus filhotes costumam formar grupos soltos chamados de "rebanhos de berçário". As fêmeas se revezam na amamentação dos filhotes e todas ajudam a proteger os filhotes dos predadores.
Os bezerros de girafa nascem com pêlo claro que ajuda a camuflá-los sob a luz solar salpicada da savana africana. Eles desenvolvem gradualmente sua pelagem escura e manchada à medida que envelhecem.
Os bezerros girafas são desmamados por volta dos 10 meses de idade, mas podem ficar com as mães por até dois anos. Aos três anos de idade, as girafas estão totalmente crescidas e prontas para começar suas próprias famílias.
Aqui estão alguns exemplos específicos de cuidado parental em girafas:
- As mães ficam perto dos bezerros recém-nascidos durante os primeiros dias, protegendo-os dos predadores e ajudando-os a encontrar comida e água.
- As mães amamentam seus bezerros por até 10 meses.
- As girafas fêmeas formam rebanhos de berçário para ajudar a proteger seus filhotes dos predadores.
- Os filhotes de girafa aprendem a sobreviver observando e imitando suas mães.