# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> Peixe de água doce
Os tubarões respiram através de suas brânquias. As brânquias estão localizadas em ambos os lados da cabeça do tubarão e são compostas por uma série de filamentos finos e de penas. Os filamentos são cobertos em minúsculos vasos sanguíneos, que permitem que o tubarão absorva o oxigênio da água.
Quando um tubarão respira, ele abre a boca e toma água. A água passa sobre as brânquias e o oxigênio na água é absorvido pelos vasos sanguíneos nos filamentos. A água então sai do corpo do tubarão através de seus espiráculos, que são pequenas aberturas localizadas atrás dos olhos.
Os tubarões precisam continuar se movendo para respirar. Isso ocorre porque a água que flui sobre suas brânquias precisa ser oxigenada. Se um tubarão parar de se mover, a água ao redor se tornará desoxigenada, e o tubarão se sufocará.
Alguns tubarões, como o grande tubarão branco, têm um órgão especial chamado Ram Jet. O jato de Ram ajuda o tubarão a respirar forçando a água sobre suas brânquias. Isso permite que o tubarão nade em alta velocidade sem ter que parar para respirar.