Por que os peixes de água salgada mais colorido do que de água doce

? Peixe de mar vêm em uma deslumbrante variedade de cores , desde o laranja e preto de um peixe-palhaço ao cobalto brilhante de um tang. Muitas espécies marinhas são mais coloridos do que suas contrapartes de água doce , e os cientistas continuam a investigar as razões para isso. Cientista Alfred Russell Wallace , contemporâneo de Charles Darwin , em primeiro lugar a teoria de que peixes de água salgada assumir as cores do seu entorno para se misturar e se esconder dos predadores. Porque os corpos de água salgada são maiores e mais coloridos do que corpos de água doce, peixes marinhos esporte uma variedade mais ampla e brilhante de cores , ele acreditava . Teoria Teorias /especulação

de Wallace é apenas um ponto de partida para a pesquisa moderna , e muito sobre a coloração dos peixes continua a ser um mistério para os cientistas , diz Gil Rosenthal , professor assistente de biologia na Texas A &M University . A teoria de Wallace que as cores brilhantes ajudar peixes de água salgada esconder em seu ambiente colorido de esponjas , corais e anêmona foi apresentada no século 19 . Uma segunda teoria veio do biólogo Konrad Lorenz em 1950. Lorenz acredita que a coloração dos peixes ajuda a identificar as suas próprias espécies em habitats submarinos lotados, mantê-los seguros . Os cientistas que estudam a vida marinha e de água doce estão se expandindo sobre estas duas teorias.
Coral Reef

O recife de coral é o lar de 25 por cento de vida marinha , incluindo os mais brilhantemente espécies coloridas. Porque os recifes antigos são mais profundas , mais velho e mais complexo do que ambientes de água doce , a vida não teve mais tempo para evoluir para a forma colorida que vemos hoje. Rosenthal estudou por muito tempo o peixe diverso no recife. A chave para compreender sua coloração , diz ele, não está na forma como os seres humanos percebem as cores da vida do mar, mas em como os peixes percebem. Peixe ver as coisas de forma bastante diferente dos seres humanos , incluindo as cores de outros peixes ao seu redor. Peixe, por exemplo, têm mais células da retina sensíveis à luz do que os seres humanos e podem ver a luz ultravioleta , que é invisível para nós. A pesquisa de Rosenthal enfoca o papel visão peixe desempenha na cor como uma adaptação .
Camouflage

Rosenthal é encontrar suporte para a teoria de Wallace , que funciona coloração peixes como camuflagem . Por exemplo, duas águas ou peixes pelágicos têm prata ou brancas barrigas que simulam o céu eo mar acima , ocultando -los dos predadores abaixo. Marcas flanco pode fazer parecer um peixe como as plantas e rochas com que ele reside. Moradores de fundo se parecer com o substrato maçante do fundo do oceano . Por outro lado , a coloração também pode ser uma forma de atrair um companheiro ou espantar um predador. Alguns peixes esportivos falsificados olho-pontos para fazê-los parecer mais imponente e vigilante do que eles são . Algumas espécies , como o peixe-donzela , desaparecer com o estresse ou quando se esconder dos predadores.
Cromatóforos

óssea peixe Modern não obter sua coloração de suas escalas , que são transparentes. Em vez disso, sua coloração vem de células em sua pele chamado cromatóforos . Cromatóforos tem pigmentos vermelhos , alaranjados , amarelos ou negros que contrair e expandir para produzir uma ampla variedade de cores e configurações. Os peixes de recife têm cromatóforos chamados iridóforos , que produzem azuis e cores iridescentes. Peixes de água doce têm leucophores , que produzem a pele pálida . Além chromatophores , peixes têm uma camada de guanin , um subproduto do metabolismo , na pele . Luz refletindo guanin pode fazer um peixe aparecer prata, giz

aquaristas

Peixe coloração branca ou mesmo iridescente. Tem sempre fascinou os aquaristas . Os primeiros aquaristas na China manteve espécimes carpas extraordinariamente coloridas e seletivamente criados em tanques -los no início do século 16 . Sua cor foi gradualmente reforçada, e em 1900 , estes espécimes chegou à América como peixinho. Apesar de aquários de água doce eram comuns em casas vitorianas , os primeiros aquários de água salgada não foram mantidos até os anos 1960 . Isso é quando o desenvolvimento de selantes de silicone e sistemas de aquecimento e filtragem modernos tornou possível para os aquaristas para recriar habitats de água salgada coloridos, como os recifes de corais . A maioria dos peixes de água salgada populares usados ​​em aquários de hoje vêm do ambiente vivo recife.