Biliar Carcinoma

biliar ou carcinoma do ducto biliar (carcinoma colangiocelular e colangiocarcinoma ) ocorre quando o revestimento dos ductos biliares do fígado começa a produzir células malignas. No momento em que um gato é tipicamente diagnosticados com carcinoma do ducto biliar , a taxa de metástase generalizada é 67-88 por cento , de acordo com a MD Pet . Carcinoma biliar é o tipo No. 1 de câncer de fígado encontrado em gatos. Vias Biliares

O local mais comum para o câncer biliar em um gato é dentro dos ductos biliares do fígado , em vez de sobre os ductos biliares do fígado externos. À medida que o tumor maligno cresce , começa a obstruir vias biliares do gato, fazendo com que o fígado inchar e tornar-se sensíveis ao toque . Câncer dentro de um ducto biliar não é , necessariamente, um cancro primário . Câncer biliar pode ser um tumor primário, que surgiu a partir de células do fígado ou um câncer secundário causado pela metástase generalizada de outro órgão do corpo .
Metástase

Bile carcinoma do ducto rapidamente invade a gânglios linfáticos circundantes, peritônio , pulmões, pâncreas , ossos, bexiga e rim. Quando o gato apresenta metástase generalizada a uma variedade de regiões , o prognóstico é extremamente pobre.

Sintomas

gatos com carcinoma primário ou secundário biliar vai expor letargia , falta de apetite, sede excessiva, urinar e amarelecimento dos brancos dos olhos freqüente. Com o avanço do câncer , vômito pode ocorrer com freqüência.
Causas

A causa do câncer biliar primária é desconhecida. Muitas teorias sustentam que parasitas pode ser o culpado . Superexposição a agentes cancerígenos durante a vida do gato também pode contribuir para o problema .
Diagnóstico

abdômen do gato , muitas vezes, sentir duro e inchado ao toque. O gato pode apresentar sinais de dor quando a região do fígado é palpitava com a mão. Se um veterinário suspeita de câncer de fígado , um ultra-som ou raios-X serão ordenados , seguido por uma biópsia por agulha . Depois que o câncer biliar é diagnosticado , o veterinário irá avaliar se o câncer é primário ou secundário e que outras partes do corpo pode ser afetada.
Tratamento

Se o tumor dentro dos ductos biliares do fígado é o principal, praticamente sem se espalhar para outras regiões do corpo , os veterinários , muitas vezes, optar por remover o tumor cirurgicamente. Acima de 75 por cento do fígado pode ser removido com segurança . A quimioterapia é usada raramente. Quando metástase generalizada tenha ocorrido, o veterinário irá se concentrar em fazer o tempo restante do gato confortável e sem dor, porque o tratamento não será eficaz .