Trombocitopenia em gatos

Qualquer gato que tem níveis de concentração de 40.000 plaquetas ou menos por microlitro de sangue é que sofrem de níveis anormalmente baixos de plaquetas no sangue . Esta condição é conhecida como trombocitopenia felino . As plaquetas sanguíneas são responsáveis ​​pela coagulação ( coagulação do sangue ) , de modo que , se não tratada , trombocitopenia pode ter sérias complicações.
Causas

Subjacente condições são muitas vezes a principal causa de trombocitopenia. As causas podem incluir a leucemia felina ou linfoma , erliquiose , febre maculosa , perda excessiva de sangue de uma hemorragia ou uma falha da medula óssea a produzir novas plaquetas.

Sintomas

Sintomas de trombocitopenia felina incluem contusões, esclera ( manchas vermelhas na parte branca dos olhos) , hemorragias nasais , letargia, sangramento urinário , febre, sopro cardíaco , tosse excessiva ou muco nasal e, em casos graves , colapso .

Diagnóstico

Diagnosticar trombocitopenia envolve um exame físico, exames de sangue , exame de urina , exames de bioquímica sérica , testes de medula óssea ou do sistema imunológico e raios-X .
Tratamento

o tratamento da doença de base é importante para auxiliar no tratamento de trombocitopenia. As opções incluem plaquetas ou transfusões de sangue , corticosteróides ( para deter a destruição das plaquetas pelo sistema imunológico ) ou antibióticos para tratar infecções bacterianas, como erliquiose .
Home Care

Gatos que sofrem de trombocitopenia devem ser monitorados . Atividade deve ser limitada para evitar lesões como sangramento ou hematomas até que os níveis de plaquetas no sangue voltar ao normal.