Sobre o câncer dos gânglios linfáticos em Cães

O linfoma é um dos tipos mais comuns de câncer em cães , tornando -se de 10 a 20 por cento de todos os cancros diagnosticados em caninos . O linfoma é também conhecido como linfossarcoma ou linfoma não- Hodgkin. Um cancro maligno , que envolve o sistema linfóide , o qual inclui os gânglios linfáticos . Pode ocorrer em praticamente qualquer órgão do corpo . A doença pode afetar qualquer cão de qualquer idade ou raça; no entanto, de meia-idade para cães mais velhos e os de determinadas raças desenvolver linfoma em taxas mais elevadas . Fatores de Risco

O linfoma ocorre mais freqüentemente em cães que estão entre 5 e 9 anos de idade. Rottweilers , Terrier escocês , Golden Retrievers , Basset e pastores alemães são mais prováveis ​​do que outras raças de desenvolver linfoma.
Causas

O que faz com que os cães para desenvolver linfoma não é conhecida. Teorias sugerem fatores ambientais --- tais como pesticidas , herbicidas e campos magnéticos fortes --- podem desempenhar um papel no aumento dos fatores de risco. Há também algumas evidências que sugerem fatores genéticos podem estar envolvidos.
Sintomas

glândulas inchadas ou gânglios linfáticos , são muitas vezes o primeiro indicador de que um cão tem linfoma. Estas glândulas inchadas pode ser sentida no âmbito do pescoço , na frente dos ombros ou em outros locais no corpo do cão . Às vezes, os gânglios linfáticos , que não pode ser visto ou sentido do lado de fora do corpo do cão pode ser inchado . Dependendo do estágio da doença , o tamanho do tumor e a localização do cancro no corpo , sintomas adicionais podem incluir vómitos , diarreia , perda de apetite , perda de peso , letargia , dificuldade em respirar , aumento da sede e aumento da frequência urinária .

Diagnóstico

Para diagnosticar o linfoma , o seu veterinário pode usar vários tipos de testes e ferramentas. Estes podem incluir raios-X, ultra-sonografias, aspiração dos gânglios linfáticos, radiografias torácicas e testes de medula óssea. O médico também irá provavelmente quer fazer um hemograma completo , perfil bioquímico e urinálise . Estes irão ajudar no diagnóstico e determinação do tratamento.
Estágios

O linfoma é classificada em cinco estágios , com duas sub-fases . Fase 1 linfoma significa que apenas um nó de linfa ou do tecido linfóide em apenas um órgão é canceroso . Etapa 2 significa vários nódulos linfáticos em uma área em geral estão doentes . Na Fase 3, todos os linfonodos periféricos estão envolvidos. Fase 4 inclui o envolvimento do fígado e /ou de baço e /ou do mediastino anterior no peito . Na Fase 5 , a medula óssea também é cancerígeno . Sub- fase A significa que o câncer não está causando os sintomas . Em Sub- fase B, o câncer é fazer o cão se sentir doente.
Quimioterapia

O tratamento perseguido por um cão com linfoma depende de vários fatores, incluindo o estágio do câncer , onde o câncer está localizado no corpo do cão e os recursos financeiros da família do cão.
Um protocolo de multi- droga é frequentemente utilizado e inclui vários tipos de medicamentos de quimioterapia dadas semanalmente durante 8 semanas, depois a cada duas semanas para um total de 6 meses. Um cão com 3A Stage ou linfoma Stage 4A que é tratada com este protocolo tem um tempo médio de sobrevida de 1,5 anos .
O medicamento de quimioterapia , doxorrubicina , é por vezes utilizado sozinho para o tratamento. O cão recebe cinco tratamentos com o fármaco em intervalos de 3 semanas . O tempo médio de sobrevivência com este tratamento é de 10 a 11 meses . Estas duas opções fornecer maiores tempos de sobrevivência.
Outras Opções de Tratamento

Se guardiões de um cão não optar por usar a quimioterapia como um tratamento, a prednisona esteróides podem ser prescritos em forma de pílula para ser administrada diariamente em casa . O esteróide pode ajudar a reduzir o inchaço e desconforto, mas é improvável para ajudar a prolongar a vida do cão . O tempo de sobrevida para cães em este tratamento é geralmente cerca de 60 dias . A cirurgia
às vezes é uma opção se o cancro do cão é muito localizada . A cirurgia é geralmente seguido por tratamento com radiação.