Multicêntrico linfoma em cães

Um linfoma é um tipo de câncer que começa nos linfócitos , que são um tipo de glóbulo branco que faz parte do sistema imunológico. Os nódulos linfáticos , baço e medula óssea são as partes do corpo que são mais frequentemente afectado por um linfoma , mas pode afectar qualquer parte do corpo que tem o tecido linfático , que é a maior parte do corpo . Um linfoma multicêntrico é uma classificação dos linfomas que afeta vários gânglios linfáticos no corpo.
Prevalência

Os linfomas são um câncer comum em cães e linfomas multicêntricos representam cerca de 80 por cento dos linfomas. Em 2007, o Centro de Câncer Pet estimou que havia três casos de linfomas para cada 200.000 cães com menos de um ano de idade e cerca de 84 casos para cada 100 mil cães com idade entre 10 a 11.

sintomas

O sintoma mais comum é gânglios linfáticos inchados . Os proprietários do cão muitas vezes confundem estes como tumores , mas isso geralmente leva a que o cão ser levado a um veterinário para o diagnóstico correto . Outros sintomas podem incluir perda de apetite e de peso, vômitos, diarréia , falta de ar , aumento da sede e micção e febre.
Diagnóstico

O diagnóstico vai começar pelo sentimento veterinário para os gânglios linfáticos inchados. O veterinário terá então uma amostra das células dos gânglios linfáticos inchados . Isso geralmente é feito pela primeira vez por aspiração de líquido a partir dos nós com uma agulha. Se isso não produzir células suficientes para o diagnóstico adequado , em seguida, uma biópsia dos gânglios linfáticos é feito. As células são observadas através de um microscópio para confirmar o linfoma e para determinar o tipo de linfoma é.
Tratamento

O tratamento usual para linfoma multicêntrico é a quimioterapia . A vincristina , adriamicina , ciclofosfamida , L- asparaginase , e prednisona são as drogas mais comuns utilizados para o tratamento do linfoma . As drogas são escolhidos com base no tipo de linfoma que o cão tem . Alguns quimioterapia envolve altas doses de medicamentos por curtos períodos e outros envolvem baixas doses de drogas que são dadas para o resto da vida do cão . Felizmente , os efeitos colaterais , tais como náuseas ou perda de cabelo são raros . Outra opção de tratamento é a radiação de meio corpo . O cão tem a metade da frente de seu corpo irradiada dois dias em uma fila e , em seguida, várias semanas mais tarde terá a metade de trás do seu corpo irradiada dois dias em uma fileira. Isso às vezes é feito para que o cão não terá que tomar medicamentos para o resto de sua vida.
Prognóstico

Se o linfoma não for tratada, a expectativa de vida normal de um cão depois de ser diagnósticos é de apenas dois meses. No entanto , com a quimioterapia , mais do que 90 por cento dos cães verá alguma melhoria e cerca de 75 por cento vai entrar em remissão . Quanto melhoria é visto e quanto tempo dura a remissão dependerá do tipo de linfoma , o quão rápido ele é capturado e tratado , e que tipo de tratamento é dado .