Funções das células de uma esponja

Esponjas são invertebrados - animais sem backbones . Um tipo simples de esponja parece um vaso de boca estreita . É constituída de duas camadas de células com uma região gelatinosa, chamada mesohyl no meio. O centro da esponja é uma área oca chamado spongocoel . Há uma grande abertura chamada uma osculum numa extremidade , e pequenos poros chamados ostia mentira nos lados . As células da esponja formar uma unidade pouco organizados . Existem diferentes tipos de células, cada uma com sua função especializada . Circulação de água

Choanocytes são células com estruturas chicote , chamadas de flagelos . Por um movimento ondulante do flagelos , os choanocytes criar uma corrente de água. A água entra na esponja através dos poros , passa através da spongocoel e sai pela osculum .

Interceptação Alimentos

Esponjas juntar-se a uma superfície adequada no fundo do oceano . Eles não podem se mover para encontrar comida , mas a corrente de água gerada pelos choanocytes desenha plantas e animais minúsculos chamados coletivamente de plâncton na esponja . Os choanocytes têm membranas em forma de funil chamados colarinhos ao pé do seu flagelo , que esta armadilha plâncton nutritivo. Os choanocytes comer tanto deste plâncton como eles precisam por um processo chamado fagocitose.
Transporte de alimentos

No mesohyl entre as duas camadas de células em corpo da esponja são células capazes de movimento chamado amebócitos independentes. Estes amebócitos rastejar para os colares dos choanocytes , retire o alimento extra que está preso lá, comer o que eles precisam e transportar o resto para as outras células na camada exterior do corpo da esponja.
Produzindo Skeletal material

os amebócitos também produzem uma substância resistente que dá uma medida de rigidez do corpo da esponja. Em algumas espécies, os amebócitos produzir espongina , que é a substância que as pessoas usam em esponjas de cozinha naturais. Em outras espécies , as amebócitos produzir uma substância semelhante a vidro . Ainda outros secretam um esqueleto de carbonato de cálcio .
Sensing Estímulos

A esponja possui nenhum sistema nervoso , mas cada célula recebe sensações de forma independente , de acordo com o livro " Biologia " por Campbell, Reece e Mitchell.
Fechando as aberturas

células localizadas perto dos poros eo osculum têm a capacidade de contrair e fechar essas aberturas , segundo a " Biology. "
Reprodução

Para reproduzir, algumas das células Amoebocyte sofrer uma mudança , para que possam produzir óvulos ou esperma . As células de esperma são varridos de uma esponja e à outra por uma corrente de água . O choanocytes armadilha os espermatozóides , formulário de alteração e transportá-los para os ovos . A fecundação ocorre então . As células resultantes são fertilizados chamado zigotos . Eles têm flagelos pelos quais eles podem nadar no exterior, estabelecer-se em uma base adequada e começar uma nova esponja, de acordo com a Universidade Belleramine e Vida Terra.