Metrite e endometrite

Embora ambos metrite e endometrite afetar o sistema reprodutivo dos cavalos, eles são duas doenças completamente diferentes. A endometrite é uma doença infecciosa que afeta apenas éguas . Contagious Equine metrite ( CEM )

CEM é uma doença venérea altamente contagiosa causada pela bactéria equigenitalis Taylorella . CEM é uma importante causa de infertilidade em éguas . Abortos precoces ocorrem, mas isso não acontece muitas vezes porque a maioria das éguas CEM- positivos geralmente são incapazes de conceber .
Diagnóstico

O diagnóstico do CEM é feita tomando culturas a partir da fossa clitoriana em qualquer fase do ciclo estral . Um exame de sangue para CEM é de confiança em éguas três a seis semanas após a exposição. Garanhões são verificados tomando culturas das secreções do pénis ea superfície do pênis.
Tratamento

Devido à probabilidade de que o cavalo vai tornar-se um transportador , os antibióticos não são geralmente utilizados para tratar a infecção . Mares com infecções agudas são tratados por infusão intra-uterina. O estado de portador em éguas é difícil de eliminar , por isso , recomenda-se que a área da genitália ser lavada com solução de clorexidina a 2 por cento . Felizmente , é relativamente fácil de eliminar o estado de portador em machos . O pênis deve ser lavado com uma solução de clorexidina a 2 por cento e topicamente tratados com nitrofurazona creme.
Endometrite

endometrite é uma infecção da cavidade do útero. É classificada como aguda ou crónica , dependendo da gravidade e da duração da infecção . Uma égua que sofre de endometrite parece estar em boa saúde, mas não se pode conceber . Endometrite pode ser causada por bactérias ou fungos .
Diagnóstico

Diagnosios pode ser feito por zaragatoas examinando retirados do útero , onde a presença de bactérias patogénicas ou um alto- que o normal número das células que combatem as infecções estão presentes. Examinando uma biópsia uterina pode verificar a saúde do endométrio e sua capacidade de suportar a gravidez. Além disso, um exame de ultra-som do útero pode ser usado para confirmar o diagnóstico.
Tratamento

irrigação uterina com soro fisiológico e oxytoxin é o procedimento normal de tratamento para endometrite aguda. No entanto , a aspiração vulvar é o tratamento recomendado para endometrite crônica.