# >> Animal de estimação > >> Gatos >> saúde do gato
doença de Cushing desenvolve em gatos porque a glândula adrenal produz muito do hormônio cortisol . Na maioria dos casos o mau funcionamento da glândula por causa de um tumor na hipófise , mas uma outra possível causa é um tumor no córtex adrenal. Ambos os tratamentos medicinais e cirúrgicos estão disponíveis para gatos com doença de Cushing. O tratamento mais eficaz é tipicamente a remoção cirúrgica de tanto de glândulas supra-renais do gato . Aumento da sede
Um dos sinais mais comuns de um gato com doença de Cushing é um aumento da sede e um aumento subsequente da micção. Alguns gatos também podem desenvolver um apetite maior quando a condição se desenvolve. Todos os três destes são também sintomas de diabetes, e em muitos casos os gatos terão ambas as condições.
Pele e pêlo
Gatos com doença de Cushing normalmente têm mais frágil pele do que anteriormente . Pode rasgar ou nódoas negras com facilidade e levar um longo tempo para curar. Perda de cabelo simétrico também é um sintoma comum.
Ganho de Peso
ganho de peso é comum em gatos com Cushing , mas em alguns casos, perda de peso inexplicável também pode ser um sinal da doença. Gatos que ganham peso podem desenvolver uma barriguinha ou começar a realizar seu excesso de peso no abdômen.
Outros sintomas
Gatos que desenvolvem a doença de Cushing também podem apresentar alguns dos seguindo as indicações comuns da doença : o aumento da letargia ou fadiga; doenças recorrentes ou infecções , fraqueza muscular ou atrofia e diminuição da atenção à preparação
.