Piruvato Quinase Deficiência em Cães

Piruvato de deficiência de quinase , também referido como deficiência de PK , é causada por uma falta de piruvato -quinase , uma enzima da célula de sangue vermelho, que ajuda a converter a glicose em energia , quando os níveis de oxigénio cair . Isto pode levar a células vermelhas do sangue que morrem mais rapidamente do que o habitual . As células construir sódio , tornam-se incharam e eventualmente estourar. Os glóbulos vermelhos que não estourar pode se tornar defeituoso e , eventualmente, são destruídos pelo fígado
. Sinais de piruvatoquinase Deficiência

O sinal mais comum de deficiência de PK é uma falta de energia e falta de vontade para se exercitar. A doença se manifesta quando um cão ainda é um filhote de cachorro , assim que estes sinais de letargia deve ser olhado imediatamente. Outros indicadores comuns da doença são as membranas mucosas pálidas, sopros cardíacos , fraqueza e deterioração muscular .
Raças mais comumente afetadas

Para um cão para chegar a deficiência de PK, ambos os seus pais deve ser portadores do gene recessivo que provoca a doença . Isso é chamado de traço autossômico recessivo . Basenjis e beagles herdam seus genes através de meios autossômicas recessivas , e estas raças são mais propensas a ter o gene defeituoso . Outras raças suscetíveis incluem o West Highland terrier , cão Eskimo americano e do terrier de monte de pedras .
Fatores de Risco

deficiência de PK pode levar a várias outras doenças. A doença mais comum é a anemia hemolítica , uma doença causada por anormalmente curto tempo de vida das células vermelhas do sangue . A medula óssea também podem estar fracas ou mesmo tornar-se marcado por uma condição chamada de mielofibrose . Isto acabará por levar à falência da medula óssea . Em estágios mais avançados da doença , o fígado também é propenso a falhas .
Diagnóstico e Tratamento

Esta doença pode ser encontrada através de um simples exame de sangue , onde os níveis de PK são medidos no células vermelhas do sangue . Há também um teste genético disponível para basenjis e West Highland terrier para ver se eles têm a doença ou se eles são portadores do gene recessivo que provoca deficiência de PK . Infelizmente , não existe qualquer tratamento para esta doença desde há nenhuma cura conhecida . Cães geralmente vivem cerca de quatro anos com a doença.
Considerações reprodução

De acordo com QualityDogs.com , cães afetados devem ser imediatamente esterilizados ou castrados para evitar a propagação da doença. Criadores de basenjis e beagles devem levar seus cães para um exame de sangue ou teste genético , se disponível, para determinar se o gene recessivo está presente. Um resultado positivo indica que o cão não devem ser criados .