Osteossarcoma em cães

O osteossarcoma é um tipo de tumor que se forma nos ossos de um cão, que afeta mais frequentemente os membros. Estes tumores se desenvolvem na porção interna do osso , e à medida que crescem , lentamente fazer com que o osso a " explosão " de dentro para fora . O osteossarcoma é uma forma extremamente agressiva e dolorosa de câncer em cães . Assim , os cães que estão tendo problemas com claudicação ou dor deve ser levado imediatamente a um veterinário para descartar a possibilidade de osteossarcoma.
Osteossarcoma Facts

O osteossarcoma representa quase 90 por cento de todos os tumores cancerígenos que afetam o osso . No entanto, representa apenas cerca de 5 por cento de todos os tumores em cães , o que tende a afetar principalmente os cães mais velhos e maiores, como grandes dinamarqueses , São Bernardos , Rottweilers e Golden Retrievers .

Sintomas

a maioria dos casos de osteossarcoma desenvolver sobre uma das pernas , geralmente abaixo da articulação . Os tumores podem crescer perto das placas de crescimento , e também pode haver inchaço , dor e claudicação da perna afectada . Infelizmente, muitas vezes osteosarcoma se espalha facilmente , e até 90 por cento de todos os casos incluem as células cancerosas que se mudaram para os pulmões pelo momento do diagnóstico.
Causas

A verdadeira causa de osteossarcoma é desconhecido , mas pode haver uma grande variedade de factores que contribuem para o seu desenvolvimento . Tumores de osteossarcoma são mais frequentemente encontrados perto placas de crescimento . Alguns veterinários especulam que o crescimento excessivo ou anormal provoca a doença e que pode haver o risco potencial adicionado, se o osso tenha sido danificado anteriormente . Tal como acontece com os seres humanos , especula-se que osteossarcoma também pode ser devida a agentes cancerígenos , materiais estranhos , radiação, implantes metálicos , balas e transplantes de tecido ou osso . Além disso , parece que determinadas raças de cães maiores são propensas a desenvolver osteossarcoma , o que pode ser sinal de que a doença pode ser hereditária .
Diagnóstico

Quando um cão vê um veterinário para claudicação , inchaço ou qualquer dos sintomas acima mencionados , a área é frequentemente radiografada . Para a maioria dos cães , isto é o suficiente para diagnóstico de osteossarcoma . Em alguns casos , o diagnóstico pode ser pouco clara . Neste caso , o veterinário pode realizar uma biópsia em uma pequena parte do osso para ganhar um diagnóstico absolutamente positivo do osteossarcoma.
Tratamento

Tratar osteosarcoma envolve tomar uma ação agressiva contra o câncer. Se tiver sido identificada em uma das pernas , que é muitas vezes amputada . Isso não significa necessariamente parar a propagação , mas vai proporcionar alívio da dor absoluta para o cão. Em casos muito raros, o cão pode ter a perna poupado, mas isso geralmente não é o caso , devido aos padrões de crescimento ósseo interior do osteossarcoma .
Após a amputação da perna afetada , um cão que sofre de osteossarcoma passará por quimioterapia. Medicamentos como a carboplatina e cisplatina são administradas e tiveram resultados positivos.