Glioma em Cães

O glioma é um tipo de tumor cerebral maligno . Esse tipo de câncer é mais frequentemente encontrada em cães de focinho curto , que são também chamados braquicefálico . Estas raças incluem boxers , Boston terriers e buldogues franceses e ingleses . Gliomas são também um dos tipos mais comuns de tumores encontrados em cérebros humanos . Como esses tumores crescem , eles matam o tecido cerebral saudável circundante .
Tipos

tumores de glioma vêm das células de suporte do cérebro , chamadas células gliais. Existem vários tipos destes tumores ; eles variam de crescimento lento e principalmente benigno para agressivo. Estes últimos tipos de gliomas são mais resistentes ao tratamento

sintomas

Os gliomas podem formar em qualquer parte do cérebro . ; estes podem afectar qualquer função cerebral , de modo que os sintomas de um tumor cerebral pode variar amplamente . Basicamente , qualquer tipo de problema neurológico pode ser visto como um possível sintoma de um tumor cerebral . Isso pode incluir o cão mancando ou ter um andar estranho , convulsões, comportamento repetitivo estranho (como ritmo constante) , alterações no apetite, tremores de cabeça, falta de coordenação ou o cão a agir como se ele está bêbado . Os sintomas normalmente irá oferecer uma pista sobre em que parte do cérebro o tumor se formou.
Diagnóstico

Uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro é usada para olhar para uma possível tumor cerebral , tais como um glioma . Isto é feito sob anestesia geral. Se parece que há um tumor ( um abscesso também pode olhar como um tumor em uma varredura ), depois de uma biópsia do tumor possível é tomado para se certificar de que é um glioma e para determinar de que tipo é . Para fazer a biópsia , o cirurgião terá que perfurar o crânio do cão enquanto ele está sob anestesia geral .
Tratamento

Dependendo do tamanho e localização do tumor , a remoção cirúrgica pode ser uma opção para o tratamento. Isto pode ser feito apenas se ele está em uma parte do cérebro que pode ser atingido com segurança . Este é geralmente um problema com gliomas porque eles tendem a estar no interior do cérebro . A radiação é um tratamento mais comum como uma maneira de reduzir o tumor e retardar o seu crescimento . Isto é normalmente feito dando 16 doses uma vez por dia ( com excepção para fins de semana ) , e o tratamento geralmente dura cerca de 30 minutos e requer anestesia geral . A quimioterapia também é uma opção , mas a maioria dos gliomas são demasiado difícil para os fármacos para atingir este que geralmente não é uma opção viável . Um esteróide como a prednisona é muitas vezes usado para ajudar com os sintomas causados ​​pelo tumor porque vai reduzir a quantidade de líquido em torno do tumor , o que reduz a pressão no interior do cérebro .
Prognóstico

Se a cirurgia pode remover completamente o tumor , ea radiação é aplicada após a cirurgia, então o cão normalmente pode ter uma perto de vida normal , dependendo do tipo de câncer é encontrada e quão agressiva ela é. A radioterapia sozinho geralmente não colocar o câncer em remissão , mas é uma forma de retardar o crescimento e propagação do câncer . O cão médio vai sobreviver por cerca de um ano depois da radiação sozinho. O prognóstico varia dependendo do tipo de cancro , o tamanho do tumor e a gravidade dos sintomas são de que ele está causando .