Linfoma maligno em gatos

O linfoma é uma condição que pode ocorrer em humanos, cães e gatos. É mais comum em gatos que testam positivo para o vírus da leucemia felina . Gatos que desenvolvem linfoma muitas vezes são bastante doente e os sintomas dependem em grande parte de onde o linfoma está localizado no corpo do gato .
Identificação

De acordo com Vetmed.wsu.edu , o linfoma é definido como qualquer variedade de tumores malignos ( cancerosos) que surgem nos gânglios linfáticos . Linfoma pode ocorrer em qualquer raça de gato , em qualquer idade . No entanto, a média de idade dos gatos com linfoma é de nove a 10 anos de idade.
Tipos

Existem três tipos de linfoma maligno que pode ocorrer em gatos. Linfoma multicêntrico envolve múltiplos nódulos linfáticos em todo o corpo e pode envolver múltiplos órgãos internos . Esta forma de linfoma é diretamente relacionado com a leucemia vírus e gatos que testam positivo para o vírus geralmente não têm um prognóstico favorável felino . Outro tipo de linfoma que os gatos podem desenvolver é o linfoma de mediastino . Este tipo de linfoma é encontrado no peito e afecta os nódulos linfáticos e timo . Linfoma alimentar afeta o trato digestivo , assim como os gânglios linfáticos que circundam a área .
Sintomas

De acordo com Peteducation.com , gatos que desenvolvem linfoma maligno pode ter sintomas que se relacionam intimamente com o tipo de linfoma que está presente . Gatos que têm linfoma alimentar pode desenvolver sintomas como perda de peso , pêlos arrepiados , perda de apetite, vômitos e diarréia . Linfoma de mediastino muitas vezes provoca desconforto respiratório e líquido nos pulmões . Linfoma que se desenvolve na cavidade nasal muitas vezes provoca sintomas como corrimento nasal e inchaço facial.
Diagnóstico

Seu veterinário irá realizar um exame físico em seu gato para diagnosticar o linfoma maligno . Isto pode incluir testes de diagnóstico , como raios-X e uma ecografia abdominal. Os exames de sangue , como um CBC ( hemograma completo ) e um painel de química também pode ser realizada. Os gatos que têm nódulos linfáticos aumentados podem ser submetidos a uma biópsia no qual uma amostra de células linfóides é tomada e examinado sob um microscópio . A presença de células linfóides imaturas confirma o diagnóstico de linfoma felino .
Tratamento

O tratamento para o linfoma maligno felino pode incluir quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor . Gatos que têm localizadas tumores podem se submeter a cirurgia para removê-los , seguidos de radioterapia . Pode ser necessário procurar o aconselhamento de um oncologista veterinário se o seu gato tem linfoma maligno .
Prevenção /solução

Embora não haja garantia de que vacinar o seu gato contra a leucemia felina vírus irá impedir linfoma , há uma ligação entre os gatos que transportam o vírus da leucemia felina e linfoma . De acordo com Peteducation.com , vacinar o seu gato contra o vírus da leucemia felina e eliminar a exposição a outros gatos são as duas melhores maneiras de reduzir o risco de linfoma maligno o seu gato .